icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Show de Toquinho traz clássicos da MPB à Capital nesta quinta

Cantor faz dois shows no Teatro Paulo Pontes e promete trazer sucessos da música brasileira, como "Tarde em Itapuã", "Eu sei que vou te amar" e "Aquarela".

Publicado em 02/04/2009 às 8:21

Ricardo Oliveira, do Jornal da Paraíba

O bom brasileiro que ama a música popular do nosso país, goste ou não de Toquinho, sabe cantarolar “numa folha qualquer/eu desenho um sol amarelo” - fez parte da infância ou adolescência desta geração. Porém, os fãs que conhecem realmente seu trabalho sabem que Antônio Pecci Filho está além disso.

É nesse clima que um dos compositores de canções de maior sucesso da MPB se apresenta nesta quinta-feira (2), em duas sessões, no teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 21h e às 23h. Os ingressos estão à venda nas lojas da Arezzo do Shopping Tambiá (3262-3523) e Manaíra Shopping (2106-6063) ao preço de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (estudante).

Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural.

Orquestra Sinfônica faz concerto com solo de fagote do músico Costinha

Ditelles canta sucessos de Roberto Carlos no Bessa Brasil

Alexandre Moreno toca MPB e soul em Tambaú

No repertório oficial desta noite, divulgado pela assessoria de imprensa do show, Toquinho tocará 18 canções, começando com “Tarde em Itapuã”, passando por clássicos escritos por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, como “Eu sei que vou te amar”, até chegar em sua canção mais famosa, “Aquarela”. Entretanto, falamos de uma lista oficial - nada que possa ser resolvido durante um bis, lembrando também bossas como “Este seu olhar”.

A ligação de Toquinho com o universo infantil também representado em canções como “O pato” ou “O caderno”, é de longa data. Desde a década de 1970 são inúmeras escolas e instituições de ensino que trabalham as canções do artista no processo de ensino com as crianças.

Sobre estas experiências, certa vez, Toquinho afirmou: “A criança é a primeira célula a ser burilada para fazer um país melhor. E a música ensina ludicamente, por isso eles aprendem mais facilmente”. Para fazer coro, em 2007 a gravadora Biscoito Fino lançou o DVD Toquinho - No Mundo da Criança, contendo sete canções apresentadas em videoclipes animados.

É certo que as melhores composições de Toquinho, no auge de sua carreira, foram escritas em parceria com Vinícius de Moraes. Quando o poeta e compositor faleceu em julho de 1980, poderia surgir daí uma grande incógnita sobre o futuro da sua obra.

Entretanto, o paulista, que tem 40 anos de carreira, apresenta-se nesta noite na capital paraibana trazendo também parceria com outros nomes consagrados, como Jorge Ben Jor e Chico Buarque. É ouvir e lembrar dos velhos tempos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp