SILVIO OSIAS
Angela Ro Ro parou de sofrer
A cantora e compositora morreu nesta segunda-feira (08/09) aos 75 anos.
Publicado em 09/09/2025 às 6:27 | Atualizado em 09/09/2025 às 19:06

Transa, de 1972, o últimos dos dois discos que Caetano Veloso gravou durante o exílio londrino, termina com uma pequena música chamada Nostalgia.
Nostalgia é um rock muito pouco lembrado do repertório de Caetano Veloso. Enquanto Caetano canta, a gente ouve uma gaita tocada por Angela Ro Ro.
Em 1972, ninguém sabia quem era Angela Ro Ro. Ela tinha 22 anos, ainda não era Angela Ro Ro, e foi Glauber Rocha quem a aproximou de Caetano Veloso.
O Brasil só veio tomar conhecimento da existência dela quase uma década depois do Transa de Caetano Veloso. Seu disco de estreia foi lançado em 1979.
O disco, que se chama Angela Ro Ro, tem Amor, Meu Grande Amor. Talvez seja este o maior sucesso de toda a trajetória nada linear de Angela Maria Diniz Gonsalves.
Gota de Sangue, menos lembrada do que Amor, Meu Grande Amor, também é do seu álbum de estreia e foi gravada, ainda em 1979, por Maria Bethânia no disco Mel.
Mares da Espanha é outra faixa do primeiro disco de Angela Ro Ro. As duas agora estão no repertório do show que comemora os 60 anos de carreira de Maria Bethânia.
Escândalo, Caetano Veloso compôs para Angela Ro Ro cantar. A versão definitiva da canção de Caetano deu título ao terceiro álbum de Angela, de 1981.
Já Fogueira é do álbum A Vida é Mesmo Assim, de 1984. Enquanto Mônica, do disco Eu Desatino (1985), antecipa um tema que ainda não estava em pauta: o feminicídio.
Todas essas canções, umas mais, outras menos lembradas, são de um momento em que Angela Ro Ro era reconhecida por músicas que faziam sucesso.
Mas não foi sempre assim. O sucesso passou, os discos foram ficando escassos, e Angela era mais lembrada por seu espírito transgressor do que pelo talento musical.
O crítico Mauro Ferreira viu em Angela Ro Ro uma conexão entre Maysa e Janis Joplin. Na mesma linha, Bráulio Tavares disse que Angela foi uma Maysa roqueira.
Faz sentido. Com sua voz rouca e suas dores de amores, ela tanto pode remeter a Janis Joplin, a maior cantora do rock, quanto a Maysa, essa imensa cantora do Brasil.
Angela Ro Ro, tocando o seu piano, é de fato da mesma linhagem à qual pertencem cantoras como Maysa e Janis Joplin, transitando entre a nossa fossa e o blues.
Lésbica assumida, Angela Ro Ro teve papel importante num tempo em que não se falava em diversidade e não havia lugar para quem era do universo LGBTQIAP+. Ela era livre e desbocada numa época em que uma lésbica não podia ser nem livre nem desbocada.
Seus anos finais não foram nada fáceis. Com a saúde frágil e sem grana, ela chegou a pedir dinheiro nas redes sociais. Estava hospitalizada desde junho.
Angela Ro Ro teve uma grave infecção pulmonar que evoluiu para a sepse que a matou nesta segunda-feira (08/09) aos 75 anos, completados em dezembro de 2024.
A cantora e compositora precisava trabalhar para sobreviver e não tinha mais saúde para o trabalho. Com a morte, a triste verdade é que Angela Ro Ro parou de sofrer.
Comentários