SILVIO OSIAS
Bolsonaro não merece respeito porque ele não sabe o que é respeito
Publicado em 03/07/2023 às 8:22 | Atualizado em 03/07/2023 às 17:15
Na última sexta-feira, dia histórico, 30 de junho de 2023, depois que o Tribunal Superior Eleitoral condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos, as redes sociais se encheram de postagens de júbilo.
Manifestações repletas de humor, ironia, deboche e - por que não? - justíssimas comemorações.
Festejavam, afinal, a punição a um político que, deputado federal ou presidente da República, somente agiu de modo compatível com o que a extrema-direita tem de pior a oferecer.
No meio de tantas postagens, uns pouquíssimos textos chamaram minha atenção: embora fossem de confessos não bolsonaristas, diziam, em síntese, que não há nobreza alguma em chutar cachorro morto. O perdedor, em última análise, mereceria respeito.
Como contraponto, algumas perguntas, então, me ocorreram.
A primeira: merece respeito o deputado federal que diz à colega deputada que ela não merece ser estuprada por ser feia?
A segunda: merece respeito o deputado federal que defende o fuzilamento do presidente da República (à época, Fernando Henrique Cardoso)?
A terceira: lembrando que tortura é crime, merece respeito o deputado federal que defende a tortura e um torturador (o coronel Brilhante Ustra) durante sessão da Câmara?
A quarta: merece respeito o presidente da República que zomba da pandemia enquanto a Covid-19 mata milhares de pessoas?
A quinta: merece respeito o presidente da República que, na Presidência, adota um flerte permanente com um regime autoritário?
A sexta: merece respeito um presidente da República que, por quatro anos, ataca a Constituição, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o sistema eleitoral brasileiro?
Para todas essas perguntas, e elas poderiam ser muitas outras, a resposta - enfaticamente - é NÃO!
Pois bem, como tese, mas só como tese, posso até compreender os não bolsonaristas que defendem não haver nobreza alguma em chutar cachorro morto. Essa tese, no entanto, não se aplica a Jair Bolsonaro. Nele, é mera teoria.
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro não merece respeito porque ele não sabe o que é respeito.
Bolsonaro é um ser humano (?) completamente desprovido dessa compreensão.
Comentários