SILVIO OSIAS
Caetano Veloso podia ter sido São Francisco de Assis no cinema
O músico brasileiro foi cogitado para o filme Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli.
Publicado em 04/10/2024 às 11:30
Sexta-feira, quatro de outubro. Hoje é o dia dedicado a São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, essa figura belíssima da Igreja Católica.
Aproveito a data para contar uma história pouco conhecida que tem mais a ver com Caetano Veloso do que com São Francisco, o Pobrezinho de Assis.
Até hoje, muita gente não sabe que, quando estava exilado em Londres, no início dos anos 1970, Caetano Veloso foi cogitado para fazer o papel de São Francisco de Assis no filme Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli.
A ideia foi de Leslie Gould, que era ligado à Paramount Pictures. "Gould julgava que eu tinha a cara ideal para o papel", conta Caetano no livro de memórias Verdade Tropical.
O executivo do estúdio americano de cinema queria que Caetano fizesse o papel de São Francisco e também compusesse e cantasse as canções do filme.
Leslie Gould levou Caetano Veloso a Roma para um encontro com Franco Zeffirelli, que vinha de um grande sucesso de bilheteria com a sua versão de Romeu e Julieta.
Zeffirelli filmara o Romeu e Julieta de Shakespeare em 1968 com os jovens Leonard Whiting e Olivia Hussey, e o filme foi visto por multidões no mundo inteiro.
Caetano Veloso assim descreveu o encontro com Franco Zeffirelli:
"O dono da casa nos recebeu animadamente e foi logo pegando no meu rosto e examinando-o para concluir que eu era parecidíssimo com Florinda Bolkan, a brasileira que estava fazendo uma carreira de atriz na Itália. Mas já estava lá um garoto inglês de olhos claros que faria o papel de São Francisco. Restou a conversa sobre música".
Ainda Caetano:
"Eu ria por dentro ao pensar que o cara da Paramount é que estava propondo um mulatinho brasileiro magricelo para o papel de São Francisco, enquanto o diretor do filme queria um inglês convencionalmente bonito e de olhos azuis".
Irmão Sol, Irmã Lua, uma produção ítalo-britânica, foi lançada em 1972 e teve o inglês Graham Faulkner no papel de São Francisco de Assis. Judi Bowker fez Santa Clara.
As músicas de Irmão Sol, Irmã Lua foram compostas e cantadas pelo compositor escocês Donovan Leitch, hoje com 78 anos. Contemporâneo dos Beatles, Donovan, na década de 1960, foi uma espécie de Bob Dylan da cena folk britânica.
Comentários