SILVIO OSIAS
Cantora lírica nascida em João Pessoa está conquistando o mundo da ópera na Europa
Publicado em 05/05/2023 às 11:17
A mãe, a carioca Mônica Cury, chegou a João Pessoa no início dos anos 1980 e recebeu o convite para ser harpista da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O pai, o chileno Pino, foi violoncelista da OSPB. A filha, Maria Carla Pino Cury, pessoense nascida em 1990, é cantora lírica e atualmente está conquistando espaços importantes no mundo da ópera, na Europa.
Primeiro, o nome. Maria Carla remete inevitavelmente a Maria Callas, a lendária soprano greco-americana. De fato, o nome de Callas inspirou o de Carla. Mas não na dimensão da diva, e sim na sonoridade, na presença marcante da letra "A" - me explica a mãe. Quis o destino, no entanto, que Maria Carla se transformasse numa cantora lírica.
Maria Carla Pino Cury cresceu num ambiente musical e, logo cedo, foi colocada para estudar música. Violino, piano. Nada de canto lírico. Um dia, lá pelos oito anos, a menina surpreendeu a mãe ao cantar a célebre ária A Rainha da Noite, de A Flauta Mágica, de Mozart.
Muito provavelmente, aprendera não com uma cantora lírica, mas com o cantor popular Edson Cordeiro, que, junto com Cássia Eller, fez sucesso misturando Mozart com (I Can't Get No) Satisfaction, o rock dos Rolling Stones.
Quando o vestibular se aproximou, Maria Carla surpreendeu a mãe ao anunciar que ia para a universidade fazer música e estudar canto lírico. Às aulas de canto com o professor Vianney, seguiu-se a descoberta de que João Pessoa ficara pequena para suas ambições musicais. Aí, veio o Chile. E, depois, a Europa. Suiça, Alemanha, a graduação, o mestrado e a luta pela conquista de espaços num mundo onde há muito talento e alta competitividade.
Talento, dedicação, empenho. Com estes, Maria Carla Pino Cury venceu. Está vencendo. Encarou competições, enfrentou os palcos. Agora, a cantora lírica nascida em João Pessoa está diante de portas que se abrem para o estrelato no universo da ópera. Ainda em 2023, na França, terá papel importante numa montagem de Rigoletto, a ópera de Verdi, e se prepara para cantar diante do público de Paris.
A trajetória e o êxito de Maria Carla Pino Cury estimulam e encorajam os jovens da Paraíba que sonham com uma carreira no mundo da música erudita, é o que ouço da mãe, Mônica Cury, feliz e envaidecida com as vitórias da filha. Nós também ficamos orgulhosos. A Paraíba tem uma bela história musical, e Maria Carla Pino Cury é mais um nome que nela se insere.
Comentários