icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Convidada especial da nova turnê de Chico Buarque, Mônica Salmaso tem uma das mais belas vozes da música brasileira

Publicado em 05/09/2022 às 7:43


                                        
                                            Convidada especial da nova turnê de Chico Buarque, Mônica Salmaso tem uma das mais belas vozes da música brasileira

Quem primeiro anunciou foi o crítico de música Mauro Ferreira, em sua coluna no G1. Em 2022, dizia Mauro, Chico Buarque sairá novamente em turnê e terá ao seu lado, como convidada especial, a cantora Mônica Salmaso (Foto/Lorena Dini/Divulgação). Ninguém queria confirmar, alguns desconversavam, mas era verdade. Está aí. Nesta terça-feira (06) e nesta quarta-feira (07), começa por João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, Que Tal um Samba?, a nova turnê de Chico Buarque, e Mônica Salmaso estará com ele.

Paulistana, 51 anos, 25 de carreira contados a partir do primeiro álbum, Mônica Salmaso é uma das grandes cantoras do Brasil. Não consigo ouvi-la sem pensar assim. A beleza do timbre, o domínio da técnica, a emoção na medida certa, a emissão perfeita - tudo é de altíssima qualidade na sua performance vocal, seja nos registros feitos em estúdio e transformados em discos, seja nas apresentações ao vivo.

No DVD comemorativo dos 70 anos de Edu Lobo, lançado em 2014, o compositor, ao apresentar a cantora, diz que a voz de Mônica Salmaso é uma das mais bonitas entre todas as que ele ouviu em sua vida. É especialmente comovente o momento em que Edu e Mônica cantam Valsa Brasileira. Ele, a contemplar a imensa beleza da voz dela. Ela, encantada com o grande autor que está ali ao seu lado.

A discografia de Mônica Salmaso começa em 1997 com um desafio: regravar Os Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Essa pequena coleção de canções é momento de excepcional singularidade e de pura invenção. O disco original, de Baden e Vinícius, é de meados dos anos 1960. A releitura de Mônica foi arranjada para voz e violão por Paulo Bellinati, que acompanha a cantora em todas as faixas.

Na discografia de Salmaso, podemos destacar os dois discos dedicados ao cancioneiro de Chico Buarque, Noites deGala, Samba na Rua e Noites de Gala ao Vivo. Neles, quem acompanha Mônica é o grupo Pau Brasil, formado por excelentes músicos: o maestro Nelson Ayres ao piano, Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (sax e flautas), Rodolfo Stroeter (baixo) e Ricardo Mosca (bateria e percussão).

Outro trabalho extraordinário de Mônica Salmaso: Corpo de Baile, álbum que reúne músicas compostas em parceria por Guinga e Paulo César Pinheiro. Quando o show homônimo passou por João Pessoa, em 2016, escrevi o seguinte: "Uma valsa, uma modinha, uma marcha-rancho, um fado, um bolero, um tema nordestino. A tradição e a contemporaneidade. O popular e o erudito. Ou o popular tratado com felicíssima erudição. Um Brasil menos ouvido. Algo que a gente viu em Villa-Lobos, ou em Tom, ou em Edu, ou em Hime. E vê em Guinga, autor de melodias refinadas, mestre nas harmonias do seu instrumento. Aliado à poesia de Paulo César Pinheiro".

Depois de Corpo de Baile, Mônica (tendo Nelson Ayres ao seu lado) voltou a João Pessoa para dar início a uma feliz parceria com o Quinteto da Paraíba. Com belíssimo recital, passou pela série Quinteto Convida, o que, a partir de 2018, geraria novos shows em várias cidades. A voz de Salmaso e as cordas do Quinteto da Paraíba se harmonizaram com absoluta perfeição num programa enriquecido pelas deliciosas histórias que a artista adora contar entre uma música e outra.

Há também a Mônica camerística nas duas versões de Alma Lírica Brasileira. Dessa vez, com o piano de Nelson Ayres e os sopros de Teco Cardoso. Teco, com quem é casada, pai do seu filho Teo. Em Caipira, revisita um repertório ao qual nem sempre se faz justiça. Em Japan Tour 2019, se debruça sobre o cancioneiro de Guinga, com quem fez a turnê. Em Estrada Branca, registro ao vivo, Brasil e Portugal se encontram nas vozes de Mônica e José Pedro Gil, que miram as obras de Vinícius de Moraes e José Afonso. Tudo primoroso.

O disco mais recente de Mônica Salmaso, lançado há pouco, é dedicado à parceria de Dori Caymmi com Paulo César Pinheiro. O lançamento praticamente coincidiu com o período de ensaios para a turnê de Chico Buarque. Por tudo o que já mostrou nos seus 25 anos de carreira, em estúdios e palcos, Mônica se credenciou como a voz certa para estar ao lado de Chico. Nós, que acompanhamos e respeitamos profundamente o seu trabalho, sabemos da beleza que ela levará ao show desse gigante da música popular do Brasil. E imaginamos o quanto ela está feliz como convidada especialíssima da turnê de Chico Buarque.

*****

A última faixa do álbum Carioca, que Chico Buarque lançou em 2006, é Imagina. A melodia dessa valsa, muito provavelmente, é a primeira composta por Antônio Carlos Jobim. Um tema instrumental que, somente muitos anos depois, ganhou a letra de Chico. É muito difícil cantá-la corretamente - tarefa que Chico dividiu com Mônica Salmaso na gravação do álbum Carioca.

Nesse vídeo, trecho do documentário Desconstrução, temos Chico Buarque, Mônica Salmaso, Daniel Jobim (neto de Tom) e Luiz Cláudio Ramos no estúdio durante os preparativos para a gravação de Imagina.

Agora, o dueto de Imagina com Chico e Mônica, tal como está registrado no álbum Carioca. E uma pergunta inevitável: será que Imagina está no set list da nova turnê de Chico Buarque?

Imagem ilustrativa da imagem Convidada especial da nova turnê de Chico Buarque, Mônica Salmaso tem uma das mais belas vozes da música brasileira

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp