SILVIO OSIAS
Depois de fumar maconha, os caras pediram socorro há 60 anos
Help!, o quinto álbum dos Beatles, foi lançado em agosto de 1965.
Publicado em 07/08/2025 às 5:52

No dia seis de agosto de 1965, fazia somente 20 anos que os Estados Unidos jogaram a bomba atômica sobre Hiroshima, matando milhares de pessoas e destruindo a cidade japonesa. Agora, faz 80 anos de um dos maiores crimes contra a humanidade.
Naquele seis de agosto de 1965, há 60 anos, uns lembravam da tragédia de Hiroshima, enquanto outros iam às lojas de discos comprar o novo álbum dos Beatles. Era Help!, o quinto título da discografia oficial do quarteto britânico.
A capa de Help! é a imagem que abre a coluna nesta quinta-feira, sete de agosto de 2025. Nos Estados Unidos, com repertório e capa diferentes, Help! era assim. Àquela altura, os americanos não seguiam o formato britânico da discografia dos Beatles.

No Brasil, Help! também ganhou outra capa. E o repertório foi bastante alterado. Entre outras mudanças, Ticket To Ride, que fechava o lado A do disco oficial, abria o lado B da edição brasileira. E o restante do lado B era diferente do álbum oficial.

Quando os Beatles lançaram Help!, no início de agosto de 1965, fazia poucos dias que Bob Dylan trocara o folk pelo rock no Festival de Newport. Foi uma verdadeira revolução no mundo da canção popular anglo-americana daquele tempo.
Meses antes, Bob Dylan apresentara a maconha aos Beatles, e, reza a lenda, foi com a cuca cheia de fumo que eles compuseram e gravaram as canções de Hep!.
Em Help!, há os primeiros sinais de amadurecimento dos Beatles. O primeiro é a nítida influência de Bob Dylan sobre John Lennon na letra da canção que dá título ao disco.
Outro grande sinal está na penúltima faixa do lado B. Yesterday, de Paul McCartney, traz os Beatles reduzidos à voz e ao violão de Paul, acompanhado por um quarteto de cordas arranjado por George Martin. Seria a canção mais regravada dos Beatles.
Em Help!, os Beatles se despediram dos covers que faziam ao vivo e costumavam botar em seus LPs. Act Naturally, cantado por Ringo Starr, abre o lado B, enquanto Dizzy Miss Lizzy, na voz de roqueiro visceral de John Lennon, fecha o lado B.
O conteúdo essencial de Help! está nas sete músicas do lado A. Seis assinadas pela dupla John Lennon e Paul McCartney, apenas uma por George Harrison. São as músicas que os Beatles cantam no filme Help!, que acabara de chegar aos cinemas do mundo.
Se o lado B de Help! é irregular, o lado A é irretocável: Help!, The Night Before, You've Got To Hide Your Love Away, I Need You, Another Girl, You're Going To Lose That Girl e Ticket To Ride. São números dignos de qualquer The Best.
Dá pra dizer que a primeira faixa é Lennon, a segunda é McCartney, a terceira é Lennon, a quarta é Harrison, a quinta é McCartney, a sexta e a sétima são Lennon.
Ao mesmo tempo em que é bem Bob Dylan, You've Got To Hide Your Love Away parece comentar a homossexualidade que o empresário Brian Epstein tentava esconder.
Poucos dias após o lançamento de Help!, os Beatles fariam o maior show da carreira deles, no Shea Stadium, em Nova York. Depois viriam Rubber Soul, Revolver e Sgt. Pepper, e o rock nunca mais seria o mesmo.
Comentários