SILVIO OSIAS
Donald Trump é um bravateiro ou está falando a verdade?
A extrema-direita volta à Casa Branca a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Publicado em 20/01/2025 às 9:24
Em 1980, o democrata Jimmy Carter, o presidente dos direitos humanos, disputou a reeleição e foi derrotado pelo republicano Ronald Reagan. Reagan era um ex-ator de cinema e, na política, havia governado a Califórnia.
Ronald Reagan era considerado o que a direita americana tinha de pior e mais extremado. Presidente por dois mandatos, governou os Estados Unidos de janeiro de 1981 a janeiro de 1989 e não foi nem pior nem melhor do que outros republicanos no poder.
Em 2000, o democrata Bill Clinton, eleito em 1992 e reeleito em 1996, não fez de Al Gore seu sucessor. Venceu a eleição o republicano George W. Bush, o Bush filho. Também diziam que era o que havia de pior na direita americana.
Bush filho governou os Estados Unidos por dois mandatos, até janeiro de 2009, quando foi sucedido por Barack Obama, o primeiro afrodescendente na Casa Branca. Bush filho promoveu a invasão do Iraque, mas, no poder, foi mais soft do que se temia.
Em 2016, ao término do seu segundo mandato, Barack Obama não fez de Hillary Clinton sua sucessora. Venceu Donald Trump, em cuja candidatura, meses antes, ninguém acreditava. Nem os experts em política, muito menos o Partido Republicano.
Reagan e Bush filho eram aprendizes diante de Donald Trump - este sim, a pior e mais perversa face da extrema-direita dos EUA, o presidente que atentou contra a democracia e voltou para governar o país que se orgulha de ser a maior democracia do mundo.
A foto oficial de Trump presidente é um horror. Pensei que era fake, quando vi pela primeira vez. A foto do primeiro mandato é normal. Na de agora, Trump parece fazer cara de mau. Foi comparada até com a foto do dia em que foi "fichado".
Mas faz sentido. É a cara que ele quer mostrar ao mundo. É a cara com a qual quer assustar o mundo. É a cara de quem quer anexar o Canadá e a Groenlândia e iniciar, no segundo dia do mandato, uma ação impiedosa contra os imigrantes.
A extrema-direita está tomando conta do mundo. No Brasil, com Jair Bolsonaro, a extrema-direita é tosca. Nos Estados Unidos, com Trump, é menos tosca e muito mais perigosa. E estimula a daqui, que se prepara para tentar a volta em 2026.
Mas não tenho pena dos americanos. Trump foi muito bem eleito, depois de tudo o que fez, depois do tanto que mentiu. O império americano merece Donald Trump presidente. O triste nisso tudo é que o mundo vai junto, pagará caro para ver.
Canadá, Groenlândia, Golfo do México, Canal do Panamá, anistia aos invasores do Capitólio. Até onde Donald Trump fala a verdade, até onde vai conseguir fazer o que diz pretender? Até onde Donald Trump não passa de um grande bravateiro?
Donald John Trump, 78 anos, empresário, homem da mídia, político empoderado para um segundo mandato. O mal que fará à América e ao mundo, veremos a partir de amanhã.
Comentários