SILVIO OSIAS
Elton John morreu antes do tempo
Críticos do compositor britânico acham que o sucesso fez mal ao trabalho dele.
Publicado em 11/01/2025 às 9:09
Empty Sky, o primeiro álbum de Elton John, foi lançado em junho de 1969. Não é um grande disco, mas é lá que está a versão de Skyline Pidgeon para cravo. A versão para piano fez muito sucesso no Brasil em 1973.
Elton John, seu segundo álbum, é de abril de 1970. Tem um repertório primoroso e belos arranjos de Paul Buckmaster. Abre com Your Song, que só fez sucesso anos mais tarde, e traz Border Song, gravada também por Aretha Franklin.
Tumbleweed Connection é de outubro de 1970. Grande disco de um grande novo artista - era a impressão que causava. Elton, o parceiro Bernie Taupin, o arranjador Buckmaster e canções incríveis como Amoreena e My Father's Gun.
Madman Across the Water é de novembro de 1971. Tiny Dancer, Levon e seu soberbo arranjo de cordas, Indian Sunset. Tudo perfeito.
Friends é de março de 1971. É uma colaboração entre Elton John e Paul Buckmaster. Reúne as canções e os temas instrumentais do filme Amigos e Amantes.
Honky Chateau é de maio de 1972. Mantém o clima e a qualidade dos álbuns anteriores, mas algo está mudando. É a chegada do sucesso (Rocket Man), que vai alterar a carreira e a vida de Elton John e transformá-lo num astro em escala planetária.
Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Play é de janeiro de 1973. Não é tão bom quanto os álbuns anteriores, mas bota Elton nas paradas com Daniel e Crocodile Rock.
Goodbye Yellow Brick Road é de outubro de 1973. Um álbum com dois discos, ousado, pretensioso, ultracomercial. Ninguém segura mais Elton John.
Elton John se transformou num poderoso hitmaker do pop/rock britânico e nunca mais se livrou desse papel. Com o estupendo sucesso, vieram a instabilidade emocional, os excessos com álcool e drogas ilícitas e as necessárias reabilitações.
É interessante verificar que Elton John tem fãs que gostam de tudo o que ele fez. Tem também os que só conhecem bem os seus grandes sucessos.
E tem ainda um pequeno grupo de ouvintes que só valorizam a fase inicial do artista, a dos álbuns que não alcançaram o sucesso. Estes só vão até 1972, quando Elton John, somente com 25 anos, lançou o álbum Honky Chateau.
Elton John vai fazer 78 anos em março que vem, mas para esses ouvintes, seus admiradores mais exigentes, ele morreu muito cedo, aos 25 anos.
Comentários