icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Elton John morreu antes do tempo

Críticos do compositor britânico acham que o sucesso fez mal ao trabalho dele.

Publicado em 11/01/2025 às 9:09


				
					Elton John morreu antes do tempo
Foto/Divulgação/Disney +.

Empty Sky, o primeiro álbum de Elton John, foi lançado em junho de 1969. Não é um grande disco, mas é lá que está a versão de Skyline Pidgeon para cravo. A versão para piano fez muito sucesso no Brasil em 1973.

Elton John, seu segundo álbum, é de abril de 1970. Tem um repertório primoroso e belos arranjos de Paul Buckmaster. Abre com Your Song, que só fez sucesso anos mais tarde, e traz Border Song, gravada também por Aretha Franklin.

Tumbleweed Connection é de outubro de 1970. Grande disco de um grande novo artista - era a impressão que causava. Elton, o parceiro Bernie Taupin, o arranjador Buckmaster e canções incríveis como Amoreena e My Father's Gun.

Madman Across the Water é de novembro de 1971. Tiny Dancer, Levon e seu soberbo arranjo de cordas, Indian Sunset. Tudo perfeito.

Friends é de março de 1971. É uma colaboração entre Elton John e Paul Buckmaster. Reúne as canções e os temas instrumentais do filme Amigos e Amantes.

Honky Chateau é de maio de 1972. Mantém o clima e a qualidade dos álbuns anteriores, mas algo está mudando. É a chegada do sucesso (Rocket Man), que vai alterar a carreira e a vida de Elton John e transformá-lo num astro em escala planetária.

Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Play é de janeiro de 1973. Não é tão bom quanto os álbuns anteriores, mas bota Elton nas paradas com Daniel e Crocodile Rock.

Goodbye Yellow Brick Road é de outubro de 1973. Um álbum com dois discos, ousado, pretensioso, ultracomercial. Ninguém segura mais Elton John.

Elton John se transformou num poderoso hitmaker do pop/rock britânico e nunca mais se livrou desse papel. Com o estupendo sucesso, vieram a instabilidade emocional, os excessos com álcool e drogas ilícitas e as necessárias reabilitações.

É interessante verificar que Elton John tem fãs que gostam de tudo o que ele fez. Tem também os que só conhecem bem os seus grandes sucessos.

E tem ainda um pequeno grupo de ouvintes que só valorizam a fase inicial do artista, a dos álbuns que não alcançaram o sucesso. Estes só vão até 1972, quando Elton John, somente com 25 anos, lançou o álbum Honky Chateau.

Elton John vai fazer 78 anos em março que vem, mas para esses ouvintes, seus admiradores mais exigentes, ele morreu muito cedo, aos 25 anos.

Foto/Divulgação/Disney +

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp