SILVIO OSIAS
"Eu amo o cheiro de napalm pela manhã"
Lendário ator americano de O Poderoso Chefão, Robert Duvall morreu aos 95 anos.
Publicado em 19/02/2026 às 6:55

Dom Vito Corleone é o personagem de Marlon Brando na primeira parte da trilogia O Poderoso Chefão, que Francis Ford Coppola realizou em 1972.
Dom Vito Corleone, à frente dos negócios criminosos da família, tem três filhos biológicos - Sonny, Fredo e Michael - e uma filha também biológica, Connie.
Tem ainda um filho adotivo. Ele se chama Tom Hagen, é advogado e, como homem contido e racional, atua como conseglieri de Dom Vito Corleone.
Quem fez o papel de Tom Hagen foi o ator californiano Robert Duvall. Duvall, que estava com 95 anos, morreu neste domingo, 15 de fevereiro de 2026.
Robert Duvall é Tom Hagen em O Poderoso Chefão e em O Poderoso Chefão 2. No primeiro filme, tem o poder que o pai lhe deu. No segundo, com o pai morto, e o irmão Michael à frente da família Corleone, já não tem o mesmo poder.
Em O Poderoso Chefão 3, Tom Hagen não existe mais. O personagem foi rifado da trama porque Duvall não admitiu que Al Pacino ganhasse três vezes mais do que ele.
Duvall nasceu Robert Selden Duvall em janeiro de 1931. Na juventude, quando fazia teatro, dividiu quartos com Dustin Hoffman e Gene Hackman, que também estavam começando e seriam tão gigantes quanto Duvall no cinema americano.
Duvall, com pouco mais de 30 anos, está em dois grandes filmes da década de 1960: O Sol é Para Todos, de Robert Mulligan, e Caçada Humana, de Arthur Penn. Está ainda em Bravura Indômita, de Henry Hathaway, um dos últimos westerns de John Wayne.
Robert Duvall beirava os 40 anos quando a década de 1970 começou e tinha perto de 50 quando findaram os anos 1970. Foi a melhor década de sua trajetória.
Em 1970, foi dirigido por Robert Altman em M.A.S.H., implacável sátira à guerra. Em 1971, foi o protagonista de THX 1138, primeiro filme dirigido por George Lucas.
Em 1976, ao lado de William Holden, Faye Dunaway e Peter Finch, Duvall está no elenco de Rede de Intrigas, filme extraordinário dirigido por Sidney Lumet.
Destaco mais quatro filmes do Duvall dos anos 1970: O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão 2, A Conversação e Apocalypse Now, todos de Francis Ford Coppola.

Nesse post, mencionei 10 filmes estrelados por Robert Duvall, de O Sol é Para Todos, de 1962, a Apocalypse Now, de 1979. Dão a dimensão do gigante que ele foi.
Se me coubesse escolher somente um persongem desses 10 filmes de Robert Duvall, seria Tom Hagen, o filho adotivo e conseglieri de Dom Vito Corleone.
Na contenção do personagem e no uso que faz do bom senso e da razão, talvez haja muito do modo de atuar de Robert Duvall, um dos grandes atores do seu tempo.
Mas ninguém pode deixar de citar o Bill Kilgore de Apocalypse Now. "Eu amo o cheiro de napalm pela manhã" - a frase absurda e delirante do tenente-coronel do filme de Francis Ford Coppola pertence à antologia das grandes falas do cinema.

Comentários