icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Flávio Dino é um comunista católico. E pode isso, Arnaldo?

Publicado em 14/12/2023 às 8:07 | Atualizado em 14/12/2023 às 8:22


                                        
                                            Flávio Dino é um comunista católico. E pode isso, Arnaldo?
Pedro França/Agência Senado

Há muitos e muitos anos, referindo-se a um amigo querido, o guru tropicalista Jomard Muniz de Britto me disse: "É dos comunistas católicos". Fiquei surpreso porque, até então, eu só sabia de comunistas ateus. Logo, sem religião.

Comunista, mas comunista mesmo, era fiel ao conceito: "A religião é o ópio do povo". E ponto final. Sei que havia os ateus cristãos (!!!), como meu pai. Mas aí é uma outra coisa. O cara é ateu, mas tem um sentimento cristão do mundo.

Certa vez, na televisão, Chico Maria perguntou se o líder comunista Luiz Carlos Prestes aceitava um "vá com Deus", ao que Prestes respondeu que sim. Argumentou que aceitava porque, para Chico, que não era ateu, o "vá com Deus" era uma coisa positiva.

Quando meu pai morreu, a segunda mulher dele me perguntou sobre a missa de sétimo dia. Respondi que, por mim, não haveria. Ora, não fazia sentido missa para uma pessoa que, não só não era católica, como não tinha qualquer crença na existência de Deus.

Diferente de Geraldão, amigo de infância do meu pai. Aquele que, todos os domingos, ia lá em casa e me contava a mesma mentira: que, quando criança, construía ruas de casinhas. Casinhas em miniatura. Aquela imagem fascinava meu olhar infantil.

Pois bem, muitos anos mais tarde, fui ver a procissão do Senhor Morto, que é uma bela celebração da Semana Santa, e lá estava ele, Geraldão. Um comunista acompanhando uma procissão pelas ruas do centro de João Pessoa. Um comunista católico, por certo.

Outra dos comunistas católicos. Morreu Zé Moscou, um famoso militante, daqueles pró União Soviética. Abri o jornal, no tempo em que víamos as missas anunciadas nas edições impressas, e lá estava: missa de sétimo dia para Zé Moscou na Catedral Metropolitana.

Essas imagens soltas na memória me ocorrem depois que vi Flávio Dino (Foto/Agência Senado), por uma vaga no Supremo, sendo sabatinado na CCJ do Senado nesta quarta-feira (13). E, junto com as imagens, me vem a frase célebre atribuída a Tom Jobim: "O Brasil não é para principiantes".

Flávio Dino é comunista. Quero crer que sim porque, afinal de contas, foi do PCdoB, o Partido Comunista do Brasil. Flávio Dino é católico. Sim, é católico porque confessa ser. Foi sabatinado durante 10 horas pelos senadores e, não raro, citou o velho e o novo testamento.

Flávio Dino é comunista. Flávio Dino é católico. Flávio Dino é um político de esquerda indicado para o Supremo por um presidente de esquerda. Flávio Dino é progressista, mas conservador se o assunto for o aborto. O Estado brasileiro é laico. Socorro, meu santo Tom Jobim!

Imagem ilustrativa da imagem Flávio Dino é um comunista católico. E pode isso, Arnaldo?

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp