SILVIO OSIAS
Foi Astrid que fotografou e criou visual dos Beatles quando jovens
Publicado em 16/05/2020 às 9:55 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:36
A primeira fotógrafa dos Beatles, a alemã Astrid Kirchherr, morreu aos 81 anos.
A morte ocorreu na quarta-feira (13) e foi anunciada nesta sexta-feira (15).
Mark Lewisohn, que trabalha com a memória do grupo, disse que Astrid era "inteligente, inspiradora, inovadora, desafiadora, artística, linda, inteligente, adorável e pra cima".
*****
Astrid Kirchherr conheceu os Beatles antes da fama, quando eles fizeram uma temporada em Hamburgo. Foi ela que moldou o visual dos rapazes (cabelo, figurino) e fez as primeiras fotografias profissionais deles.
Na época, os Beatles eram um quinteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Pete Best e Stu Sutcliffe.
Stu e Astrid começaram a namorar, e ele largou a banda. Ficou na Alemanha e morreu pouco tempo depois, vítima de uma doença neurológica.
*****
Anos atrás, quando vi Living in the Material World, o documentário de Martin Scorsese sobre George Harrison, achei muito tocante a presença de Astrid no filme.
Comentei assim:
Há muitas histórias neste longo filme. Uma delas, a dos Beatles. O documentário Anthology não a esgotou. Scorsese usa Harrison para contá-la através da sua sensibilidade. E consegue mostrar o que ainda não havíamos visto. A exemplo da sequência em que Astrid diz que fotografou John Lennon e George Harrison no lugar em que Stu trabalhava. Stu, morto prematuramente, fora integrante da primeira formação dos Beatles e namorado de Astrid. Duas ou três fotos desconhecidas ilustram a fala. John está devastado. George segura a barra dele. A alemã, que vimos bela e jovem, é uma senhora de 70 anos cujo envelhecimento não acompanhamos. Scorsese nos reencontra com ela.
Fecho com os Beatles quando jovens fotografados por Astrid Kirchherr:
Comentários