SILVIO OSIAS
Jornalismo ignorante e a revista Veja
Publicação atribui a João Gilberto autoria de samba composto por Ary Barroso.
Publicado em 10/07/2025 às 7:07 | Atualizado em 10/07/2025 às 7:26

Ary Barroso, mineiro nascido em Ubá, é um dos grandes compositores populares do Brasil. Compôs Aquarela do Brasil e tinha Antônio Carlos Jobim como fã.
Um box com 20 CDs reúne todas as músicas compostas por Ary Barroso, que nasceu em 1903 e morreu em 1964. Os CDs trazem as gravações originais do que Ary compôs.

"Isto aqui ô - ô/É um pouquinho de Brasil, iôiô/Deste Brasil que canta e é feliz.../Feliz, Feliz!". Lembram? É um dos clássicos do repertório autoral de Ary Barroso.
O samba Isto Aqui o Que É, com melodia e letra de Ary Barroso, foi originalmente gravado por Moraes Neto com Fon-Fon e sua orquestra. A gravação é de dezembro de 1941. O disco, um 78 rpm, foi lançado em fevereiro de 1942.
A gravação original de Isto Aqui o Que É é uma das 316 faixas dessa preciosidade que é o box Ary Barroso - Brasil Brasileiro.
João Gilberto gostava de cantar Isto Aqui o Que É em seus shows. A música aparece nos álbuns ao vivo Eu Sei Que Vou Te Amar (1994), João Gilberto in Tokyo (2004) e no álbum póstumo João Gilberto ao Vivo no Sesc 1998 (2023).
Caetano Veloso também gravou Isto Aqui o Que É. O registro de Caetano entrou na trilha original da novela Vale Tudo, que a Globo exibiu em 1988/89.
No último sábado (05), na França, o ator Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator conquistado em maio no Festival de Cannes. Ele não havia comparecido à cerimônia de entrega no encerramento do festival porque estava filmando.
Wagner Moura foi premiado por seu desempenho em O Agente Secreto, o novo filme de Kleber Mendonça Filho, que chega aos cinemas brasileiros em novembro.
Durante a premiação, Wagner Moura cantou e foi acompanhado pelas vozes dos brasileiros presentes à cerimônia. O ator cantou à capela Isto Aqui o Que É. Foi bonito, como tributo ao Brasil e à arte que os brasileiros produzem.
Até aí, tudo certíssimo com a performance de Wagner Moura, esse grande ator brasileiro. O que está grosseiramente errado veio depois numa publicação da revista Veja.
Ao registrar a entrega do prêmio, a revista Veja cravou: "Com a honraria em mãos, {Wagner Moura} protagonizou um momento especial valorizando a cultura brasileira e cantando Isto aqui o que é, do cantor e compositor João Gilberto (1931-2019)".
João Gilberto foi um compositor bissexto, a quase totalidade do seu repertório não é autoral, e, em definitivo, Isto Aqui o Que É não é dele, mas de Ary Barroso.
Ao atribuir a João Gilberto, e não a Ary Barroso, a autoria do samba, a Veja se junta ao jornalismo ignorante que tantos praticam atualmente na imprensa brasileira.
Comentários