SILVIO OSIAS
Jornalista lança livro sobre memória ferroviária na Estação Velha de Campina Grande
Publicado em 15/06/2023 às 7:41
O jornalista e escritor Josélio Carneiro (Foto/Divulgação) lança o livro Nos Trilhos da Memória, pare, olhe, escute nesta sexta-feira (16) em Campina Grande. O lançamento será às nove da manhã no Museu do Algodão, a antiga Estação Velha da cidade.
Nos Trilhos da Memória, pare, olhe, escute, que já foi lançado em João Pessoa (na API e no Centro Cultural Ariano Suassuna) e na estação revitalizada de Duas Estradas, é um trabalho sobre memória e patrimônio ferroviário. Também traz fotografias de antigas estações de trem restauradas e revitalizadas, além de retratos de estações em ruínas na Paraíba.
A Estação Velha de Campina Grande, inaugurada no início do século XX, aparece em destaque no livro, bem como os complexos ferroviários de Duas Estradas e São João do Rio do Peixe.
Para fazer a apresentação no lançamento desta sexta-feira, o autor convidou o geógrafo e pesquisador Jônatas R. Pereira, do Instituto Histórico de Campina Grande.
Josélio Carneiro tem vários livros publicados. Já escreveu sobre o jornal A União, a Rádio Tabajara e os governos da Paraíba. A memória lhe é um tema muito caro.
Em Nos Trilhos da Memória, pare, olhe, escute, há um acerto do autor não somente com a memória, mas com a sua origem. Ele é filho, neto e sobrinho de ferroviários, o que o transformou num ativista na luta pela preservação do patrimônio ferroviário da Paraíba.
Nos Trilhos da Memória, pare, olhe, escute tem 224 páginas e 130 fotografias. Será vendido a R$ 40,00.
Comentários