icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Keith Richards faz 80 anos. Se há transgressão no rock, guitarrista dos Rolling Stones é sua fiel encarnação

Publicado em 18/12/2023 às 7:08


                                        
                                            Keith Richards faz 80 anos. Se há transgressão no rock, guitarrista dos Rolling Stones é sua fiel encarnação

Keith Richards faz 80 anos nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023. Guitarrista principal dos Rolling Stones e parceiro de Mick Jagger, com quem compõe desde os primórdios da banda, Richards é uma das mais perfeitas traduções do rock. Ou a sua mais fiel encarnação.

No meio dos shows dos Rolling Stones, quando Mick Jagger entrega o comando a Keith Richards e sai do palco, antes de fazer um ou dois números, o guitarrista bate com as mãos na cabeça, no peito e no órgão sexual. Parece dizer que sua música tem, a um só tempo, cérebro, coração e sexo.

Uns anos atrás, Richards anunciou que estava sóbrio, estava "limpo". Tudo bem, se é em nome da sobrevivência. Não fosse por isso, seria uma bobagem para um cara que tomou todas, fumou todas, cheirou todas, usou todas. Viveu na transgressão. Poderia permanecer nela até a morte.

Keith Richards dividiu com Mick Jagger a autoria de muitos dos maiores números do rock. Mas é como Lennon e McCartney ou os nossos Roberto e Erasmo Carlos. Nessa parceria, quem fez exatamente o quê? - a rigor, a gente nunca sabe ao certo.

À guitarra, pode não haver domínio técnico ou virtuosismo em Keith Richards. E não há mesmo. Mas há um feeling extraordinário e um tremendo senso de improvisação. Ele é daqueles músicos nos quais três ou quatro notas valem mais do que uma escala inteira executada com perfeição.

Richards criou uma série de riffs absolutamente antológicos. No mundo do rock, há poucos tão simples mas tão eficientes e poderosos quanto o de Satisfaction. E o de Jumping Jack Flash? E o de Honk Tonk Women? E o de Brown Sugar? E o de Happy? E o de Start Me Up?

Se Mick Jagger é o líder nos estúdios, nos palcos e também em tudo o que transformou os Rolling Stones num negócio excepcional, junto dele, Keith Richards é o seu oposto, mas a sexagenária banda não seria o que é sem um a completar o outro, sem o longevo "casamento" dos dois, os Glimmer Twins.

Devoto dos blues, ouvinte de Brahms, Keith Richards é rude, debochado, cínico, mas adorável. Ele é o próprio rock'n' roll. Selvagem, animal, profano. E, há muitos anos, um homem sequeladíssimo pelos excessos que cometeu.

É incrível saber que Keith Richards está vivo e completando 80 anos nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023. Bobby Keys, saxofonista dos Rolling Stones por mais de quatro décadas, também faria 80 anos hoje. Mas, em 2014, dias antes de completar 71, sucumbiu a todo o álcool que tomou.

Quem acompanhou a trajetória dos Rolling Stones sabe da vida que Richards levou e do quanto esteve perto da morte. Sobreviveu e chega aos 80 com um disco novo na praça - o primeiro autoral de estúdio que os Rolling Stones fazem desde 2005 - e o anúncio de uma nova turnê para o próximo semestre.

Mick Jagger fez 80 anos em julho. Keith Richards faz 80 anos hoje. Os Glimmer Twins agora são octogenários. Os dois - ainda bem! - são sinônimos de longa vida ao rock.

Imagem ilustrativa da imagem Keith Richards faz 80 anos. Se há transgressão no rock, guitarrista dos Rolling Stones é sua fiel encarnação

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp