Livro traz poemas de Sérgio de Castro Pinto traduzidos para o inglês

Um amigo que tem muito mais intimidade com o mundo da poesia do que eu me disse que Sérgio de Castro Pinto (Foto/Divulgação) é o mais importante poeta em atividade na Paraíba. Pois é Sérgio, este poeta maior, que agora tem alguns dos seus poemas traduzidos para o inglês em livro a ser lançado daqui a dois dias.

O autor das traduções é João Batista de Brito, que a gente acompanha de perto como grande crítico de cinema. Mas se aqui, no mundo de fora, João é conhecido por seus textos primorosos sobre filmes, lá dentro, no ambiente acadêmico, ele era professor de literatura anglo-americana no curso de Letras da UFPB.

Na academia, enquanto Sérgio de Castro Pinto estudava Manuel Bandeira e Mário Quintana, João Batista de Brito se debruçou sobre a poesia de Sérgio. Há uns 30 anos, sua tese de doutoramento em literatura brasileira se chamou Signo e Imagem em Castro Pinto.

Em edição bilíngue, o livro Traduzir-me junta os dois. Traz 13 poemas de Sérgio de Castro Pinto traduzidos para o inglês por João Batista de Brito. Enriquece o trabalho um conjunto de ilustrações assinadas por Flávio Tavares. O prefácio é de Astier Basílio, e o texto de apresentação é do próprio tradutor.

No livro, a gente tem o privilégio de acompanhar mais um momento desse intenso diálogo de vida e poesia de pessoas tão inteligentes quanto Sérgio e João. Quem diz é Astier Basílio em seu prefácio. Astier, que conhece alguns mistérios da tradução com a experiência conquistada ao verter poesia russa para o português.

Além de muito bem escrito, muito útil à leitura dos 13 poemas de Sérgio de Castro Pinto que estão no livro é o texto de apresentação assinado por João Batista de Brito. João facilita a leitura das traduções ao explicar uma por uma e não faz segredo sobre as dificudades que enfrentou para realizar o trabalho.

Que essas traduções sirvam para evidenciar a riqueza da poesia de Sérgio de Castro Pinto é o desejo de João Batista de Brito. Certamente servirá. Traduzir-me será lançado nesta sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 18 horas, na Livraria do Luiz, no Mag Shopping.