SILVIO OSIAS
Longa-metragem do cineasta paraibano Bertrand Lira está em cartaz no Cine Banguê
Publicado em 12/05/2023 às 7:16
Bertrand Lira (Foto/Reprodução). Ele é um dos integrantes da Família Lira, essas pessoas incríveis que vieram de Cajazeiras para João Pessoa e, daqui, ganharam o mundo. Na Lirolândia, tem os atores Buda e Nanego. Tem a atriz Soia. E tem Bertrand, que é professor, crítico de cinema, fotógrafo e cineasta. Todos irmãos.
Há uns 40 anos, fomos colegas no curso de jornalismo, na UFPB. Vou usar uma palavra que caiu em desuso: éramos meio "invocados" um com o outro. Coisas da juventude. Um dia desses, falamos sobre isso e rimos, creio que pensando no quanto somos bobos quando jovens.
Não é de hoje, admiro muito Bertrand - como admiro Buda, Nanego e Soia - e o que ele fez da sua vida. Agora mesmo, seu filme mais recente, o longa metragem O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), está em cartaz no Cine Banguê, do Espaço Cultural.
Em O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), provocadas pelo diretor, as pessoas encenam seus próprios papéis e contam suas histórias para uma cartomante.
Sobre o filme, o crítico e ensaísta Jean-Claude Bernardet - na verdade, um grande pensador do cinema brasileiro - disse que "O Seu Amor de Volta (Mesmo que Elas Não Queiram) cutuca os nossos demônios íntimos com afeto, mas sem jamais perder a ironia".
Já o cineasta e fotógrafo Walter Carvalho afirmou que "o filme, de tão forte, parece documental, e o documental, de tão pouco realista, parece filme".
Para o documentarista Vladimir Carvalho, o filme de Bertrand Lira "é um documentário antropológico com uma visão altamente dramático-poética da dilacerante solidão humana".
O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira) recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival Cinematográfico de Mérida, no México, em 2020. Levou vários prêmios - Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo - no Festival de Cinema de Vitória.
O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira) está em exibição no Cine Banguê desde o início de maio. Confira as próximas datas e horários:
Domingo, 21 de maio: 18h00
Quarta-feira, 24 de maio: 18h30
Sábado, 27 de maio: 17h00
Segunda-feira, 29 de maio: 18h30
Comentários