SILVIO OSIAS
Maduro não vale nada, mas Trump é ainda pior!
Quem vai deter o presidente dos Estados Unidos em sua escalada insana?
Publicado em 07/01/2026 às 9:39

Cresci ouvindo frases como "país A e país B são quintais dos Estados Unidos". Havia também a célebre "o imperialismo ianque e seus lacaios". Essas e outras eram expressões de antiamericanismo que, ainda que verdadeiras, nunca me soaram inteligentes.
Nesta segunda-feira (05), ouvi um jornalista considerado de direita dizer que Donald Trump quer fazer dos países da América do Sul quintais dos Estados Unidos.
Até ele, o jornalista dito de direita, estava estarrecido com o que Donald Trump fez com Nicolás Maduro e recorreu à velha frase que a gente ouvia décadas atrás. Frase que parecia sepultada desde que a Guerra Fria acabou.
Pior. Nesta terça-feira (06), nas redes sociais, o governo dos Estados Unidos usou a expressão "quintais". "Backyards" - ou seja, é o que somos. Ou é como nos veem.
No começo dos anos 2000, sob Bush filho, os Estados Unidos invadiram o Iraque em busca de armas de destruição em massa que - sabíamos - nunca existiram.
Bush filho levou junto com ele Tony Blair, que era, até então, uma das melhores promessas democráticas de Reino Unido na era pós-Margaret Thatcher.
Saddam Hussein, o ditador do Iraque, não valia absolutamente nada. Mas a imagem dele sendo levado para a forca me ficou como uma grave violação dos princípios da nossa civilização. Não era compatível com o que esperávamos do século XXI.
Nicolás Maduro não vale absolutamente nada. Jamais vou entender a defesa que boa parte da esquerda brasileira - Lula incluído - fez dele. Maduro é abominável e ponto final. Ditadores como ele o são. Não importa se estejam à esquerda ou à direita.
Mas o que Donald Trump fez com Maduro é inaceitável. Trump rasga o direito internacional sem nenhuma cerimônia e aparece na TV se vangloriando do que fez.
Uma tropa de elite dos Estados Unidos invadiu um país e sequestrou o seu presidente, e o mundo assiste a esse "filme" quase como se ele fosse normal.

No Brasil, a extrema direita bolsonarista aplaude Trump, e o presidente Lula condena, mas nem tanto, porque está de "namoro" com o presidente dos Estados Unidos.
Fazer com Gustavo Petro o que foi feito com Maduro pode ser uma boa. Quem disse foi Donald Trump. Amanhã, pode ser uma boa fazer com Lula ou com qualquer outro.
O deep state não contém Donald Trump. Já vimos que não. Richard Nixon, Ronald Reagan, Bush pai, Bush filho. Lembro de todos eles em seus arroubos imperialistas. Mas nem os piores republicanos de lá eram tão ruins e assustadores como Donald Trump.
Ainda não faz um ano que Donald Trump retornou à Casa Branca. Vi Robert De Niro, esse grande ator, dizer que, para Trump, a palavra não é "fora", mas "fuck".
Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, é uma ameaça permanente à paz mundial em sua escalada insana e cada vez mais surpreendente. Pode até não ser, mas parece portador de uma psicopatia.
Os organismos internacionais estão desmoralizados. O uso da razão está desmoralizado. Verdades ou mentiras - Trump diz coisas que um político na posição dele não pode dizer. Ao que o mundo poderá recorrer, afinal, para fazer Donald Trump parar?

Comentários