SILVIO OSIAS
"Mais fortes são os poderes do povo!"
Publicado em 24/05/2023 às 8:43
O baiano Othon Bastos fez 90 anos nesta terça-feira, 23 de maio de 2023. É um gigante. Homem de teatro, cinema e televisão, um dos mais extraordinários atores do Brasil.
Bastos é de uma geração que começou no teatro. Nos palcos, a partir de 1950, fez de Shakespeare a Tchekhov, de Tennessee Williams a Guarnieri, de Brecht a Ariano Suassuna.
Na televisão, a partir de 1956, fez incontáveis papéis, da estreia, no Grande Teatro Tupi, à recente (2022) Cara eCoragem, telenovela da Globo.
No cinema, a estreia foi em 1960, em O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte. Sempre me impressionaram muito o Corisco de Deus e O Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e o Paulo Honório de São Bernardo, de Leon Hirszman.
A sequência da morte de Corisco, em Deus e O Diabo na Terra do Sol, é um dos grandes momentos do cinema brasileiro. Com a narração cantada de Sérgio Ricardo, Antônio das Mortes (Maurício do Valle) atira em Corisco, que, ao tombar, grita: "Mais fortes são os poderes do povo". Celebremos a vida de Othon Bastos!
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
De Glauber Rocha
Comentários