SILVIO OSIAS
O bom é que Donald Trump tem prazo de validade
E este pode ser reduzido porque não somos senhores do nosso tempo de vida.
Publicado em 10/02/2026 às 9:28

Donald Trump nasceu no dia 14 de junho de 1946. O presidente dos Estados Unidos vai, portanto, completar 80 anos daqui a quatro meses.
Como presidente, eleito numa democracia, Donald Trump tem prazo de validade. Seu mandato de quatro anos termina em janeiro de 2029.
Como não somos senhores do nosso tempo de vida nem da nossa condição de nos mantermos ativos, é claro que esse prazo de validade pode ser reduzido.
Em janeiro de 2029, o candidato eleito em novembro de 2028 assumirá a presidência dos Estados Unidos. Se vivo for, Donald Trump estará com 82 anos.
Trump está em sua segunda passagem pela Casa Branca. Felizmente, para o bem da democracia, a Constituição americana não permite um terceiro mandato.
Trump vai criar uma situação que dará a ele a possibilidade de ser reeleito em 2028, dizem os pessimistas. Não costumo ser otimista, mas não creio.
Todos nós somos seres humanos imperfeitos. Trump, não. O presidente dos Estados Unidos é uma criatura muitíssimo prá lá de imperfeita. Sub-humana, talvez.
Na infância, aprendi com meu pai que, nos Estados Unidos, o homem é separado pela cor da pele. Com Trump, os EUA têm um presidente explicitamente racista.
A postagem oficial da semana passada, mostrando o casal Obama com corpo de macaco, é monstruosa e inqualificável. O autor, racista incurável, é um ser abjeto.
Até ser deletado, o post passou 12 horas sendo visto em escala planetária. Foi distração, disseram como explicação. E não há pedido de desculpas, disse Trump.
Em novembro que vem, haverá eleição de meio de mandato nos Estados Unidos. Como a via eleitoral é sempre o melhor caminho numa democracia, rezemos para que Trump perca a maioria que tem atualmente no Senado e na Câmara dos Representantes.
E torçamos para que respostas como a que Bad Bunny deu no show do Super Bowl tenham algum efeito prático. Para além da beleza e do impacto do que vimos.

Comentários