icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Pelé e John Lennon foram colegas de escola

O atleta e o músico se conheceram em Nova York na década de 1970.

Publicado em 27/05/2025 às 6:03


				
					Pelé e John Lennon foram colegas de escola
Foto/Reprodução/Instagram Pelé.

Pelé e John Lennon foram colegas de escola. Como assim? Pois é, conheço essa história desde a época do assassinato de Lennon, em dezembro de 1980. Li recentemente um texto sobre o assunto e conto na coluna desta terça-feira, 27 de maio de 2025.

John Lennon nasceu John Winston Lennon na cidade portuária de Liverpool, Inglaterra, no dia nove de outubro de 1940.

Pelé nasceu Edson Arantes do Nascimento em Três Corações, Minas Gerais, duas semanas depois, no dia 23 de outubro de 1940.

Em 1958, quando Pelé se projetou mundialmente por causa da sua performance na Copa do Mundo da Suécia, os Beatles ainda não eram os Beatles.

Em 1962, quando o Brasil de Pelé conquistou o bicampeonato na Copa do Mundo do Chile, os Beatles estavam prestes a lançar Love Me Do, primeiro single deles.

Em 1966, quando o Brasil chegou como favorito à Copa do Mundo da Inglaterra, os Beatles estavam no auge da fama, às vésperas do álbum Revolver.

John Lennon admirava Pelé e quis que os Beatles fizessem um show privado para os jogadores da Seleção Brasileira. A comissão técnica inviabilizou.

O Brasil foi desclassificado logo na primeira fase da Copa do Mundo da Inglaterra, e o tri ficou para o México em 1970, ano em que os Beatles se separaram.

Curiosas as coisas da memória. Até hoje, quando ouço Let It Be, lembro da Copa do Mundo de 1970. O álbum dos Beatles tinha sido lançado um mês antes.

1975. Depois de encerrar sua carreira no Santos, Pelé foi para Nova York jogar no Cosmos, uma ideia de Nesuhi e Ahmet Ertegun. Os irmãos Ertegun eram turcos radicados nos Estados Unidos e grandes empresários do mundo dos discos.

1975. Os Beatles estavam separados há cinco anos, e o casal John Lennon e Yoko Ono vivia em Nova York, os dois, trabalhando com música e atuando politicamente.

Para viver em Nova York, Pelé precisava falar bem o inglês. Por ser casado com uma artista japonesa, John Lennon desejava falar bem o japonês.

O destino, então, levou Pelé e John Lennon a uma mesma escola de línguas. O atleta, numa turma de inglês. O músico, numa turma de japonês.

Reza a lenda que os dois se conheceram nos corredores da escola de línguas. Ou na hora do lanche. Ficaram amigos e, certa vez, até viajaram juntos para Tóquio.

No Jornal Nacional de nove de dezembro de 1980, o dia seguinte ao assassinato de John Lennon, Pelé foi entrevistado e falou sobre a sua amizade com o beatle. "John Lennon tinha um amigo brasileiro", disse o apresentador antes da fala de Pelé.

Pelé jogou no Cosmos até 1977. Tinha 37 anos quando deixou o time. John Lennon foi assassinado em 1980. Tinha 40 anos.

Dois gigantes do século XX. John Lennon, um roqueiro visceral louco por futebol. Pelé, um jogador genial que deu ao futebol o status de arte.

No tempo dos Beatles, John Lennon cantou: "All you need is love". Na despedida do Cosmos, Pelé disse para a multidão no estádio: "Love, love, love".

Foto/Reprodução/Instagram Pelé

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp