SILVIO OSIAS
Plágio? Rod Stewart já fez plágio descarado de um grande sucesso de Jorge Ben Jor
Publicado em 19/10/2023 às 10:48
O assunto plágio pipocou na mídia e nas redes sociais nos últimos dois dias. Motivo: a campanha Magia Amarela, promovida para lançar a parceria de Juliette com Duda Beat, foi acusada de plágio do projeto AmarElo, de Emicida. A campanha já foi cancelada, mas o assunto ainda está na ordem do dia.
Plágio? Lembro de diversos casos. De George Harrison a Miles Davis. De John Lennon a Roberto & Erasmo. São muitos, mas vou ficar com um dos mais explícitos, mais descarados, envolvendo Rod Stewart e Jorge Ben Jor, que, na época, ainda era Jorge Ben.
Foi no verão de 1978. De férias, Rod Stewart veio ao Brasil curtir o Rio de Janeiro. Jorge Ben estava estourado, no Teatro Clara Nunes, com o show A Banda do Zé Pretinho. Um dos pontos altos do repertório era Taj Mahal, cujo refrão a plateia cantava com grande entusiasmo.
Taj Mahal, figurava (e assim permanece) entre os maiores sucessos de Jorge Ben. Àquela altura, já recebera cinco gravações do autor: a original, do disco Ben, de 1972; a do álbum 10 Anos Depois, de 1973; uma ao vivo no Olympia, em Paris; outra no LP Tropical, que o artista fez na Inglaterra; e, ainda, a versão pré disco do álbum África Brasil, de 1976.
O refrão de Taj Mahal é irresistível. E totalmente "chiclete". "Tê, tê, teteretê, tê, tê, teteretê...". Rod Stewart foi ao show de Jorge Ben - o Jornal do Brasil registrou - e, certamente, ficou com a melodia colada aos ouvidos.
Em novembro de 1978, lançou seu novo álbum, Blondes Have More Fan, nono trabalho solo e quarto na Warner. E lá estava: o refrão da faixa de abertura, Da Ya Think I'm Sexy?, era igual ao de Taj Mahal.
Uma melodia que ficou na cabeça de Rod? Uma cópia mal intencionada? Quem sabe?
O fato é que Jorge Ben conta que passou a ser abordado pelas pessoas: "Já viu que Rod Stewart gravou sua música?". Ele foi atrás e, que nada!, o roqueiro havia era "chupado" o refrão de Taj Mahal.
O caso foi parar nos tribunais, a condenação era certa, quando Rod Stewart resolveu doar os direitos da música ao Unicef, desarmando Jorge Ben, que retirou a acusação. Seguem as duas músicas para as devidas comparações.
Comentários