SILVIO OSIAS
Se você ouviu a MPB dos anos 1970, você ouviu Perinho Albuquerque
O guitarrista, arranjador e produtor baiano morreu aos 79 anos.
Publicado em 18/08/2025 às 6:00

Sabe aquele violão jazzístico improvisando na versão de Caetano Veloso para Eleanor Rigby, dos Beatles? Está no álbum Qualquer Coisa, de 1975.
Sabe aquela guitarra de sonoridade igualmente jazzística da versão de Caetano para For No One, dos Beatles? É outra faixa do álbum Qualquer Coisa.
Sabe aquela guitarra elétrica em incríveis improvisações na segunda parte de OConteúdo? É um Caetano pouco lembrado do álbum Temporada de Verão, de 1974.
Sabe aquela viola (de 10 ou de 12 cordas?) que faz os solos da versão de Caetano para A Felicidade, de Lupicínio Rodrigues? Também está no Temporada de Verão.
Sabe aquela guitarra da gravação de Olhos nos Olhos com Maria Bethânia? A música de Chico Buarque está no álbum Pássaro Proibido, lançado em 1976.
E aquela outra guitarra de Ela e Eu, que Caetano fez para Dedé, pensando que Roberto Carlos gravaria a canção? Quem gravou, em Mel, foi Bethânia.
Sabe aquela guitarra da versão de Tropicália e também a de Partido Alto, que estão no histórico álbum Caetano e Chico Juntos e ao Vivo? O LP saiu no final de 1972.
Sabe os álbuns Álibi, de 1978, e Mel, de 1979? São dois dos melhores e comercialmente mais bem sucedidos títulos da discografia de Maria Bethânia.
Com Álibi, Maria Bethânia se transformou na primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de discos, façanha que era exclusiva de Roberto Carlos.
Sabe Sinal Fechado, aquele álbum não autoral que Chico Buarque lançou em 1974? Chico gravou músicas de outros autores para fugir da ação da Censura.
Sabe Índia, de 1973, Gal Canta Caymmi, de 1976, e Caras e Bocas, de 1977? São grandes discos que Gal Costa lançou nos melhores anos de sua carreira.
Perinho Albuquerque faz parte de tudo isso. E de muito, muito mais. O nome de batismo era Péricles de Albuque, e ele nasceu em Salvador em abril de 1946.
Perinho era irmão do baixista Moacyr Albuquerque, que morreu no ano 2000 aos 55 anos. Momó tocou no disco Transa, de Caetano Veloso, e foi da banda de Gilberto Gil.
Perinho Albuquerque inseriu seu nome e seu jeito muito singular de criar sons na história da música popular brasileira como guitarrista, arranjador e produtor musical.
Perinho Albuquerque estava afastado da música há muitos anos. Trocou a música pela fabricação de barcos e lanchas. Sexta-feira, 15 de agosto de 2025, ele morreu aos 79 anos. Estava hospitalizado por causa de um AVC e teve um infarto fulminante.
Comentários