SILVIO OSIAS
O Tchaikowsky gay quem fez foi Richard Chamberlain
Conhecido pela série Pássaros Feridos, ator morreu dois dias antes de completar 91 anos.
Publicado em 02/04/2025 às 9:17

Richard Chamberlain morreu no sábado, 29 de março de 2025. O ator estadunidense nascido em 1934 estava somente a dois dias de completar 91 anos.
Nos necrológios, a mídia destacou Richard Charmberlain como protagonista da minissérie televisiva Pássaros Feridos, que fez sucesso na década de 1980.
Em Pássaros Feridos, Richard Chamberlain era o padre Ralph, personagem dividido entre os limites da vida religiosa e um amor que começou na infância.
É da década de 1960 a minha primeira lembrança do ator. Richard Chamberlain era Dr. Kildare, personagem principal de uma série médica exibida na televisão.
Também lembro, mais tarde, já em meados da década de 1970, de Richard Chamberlain fazendo Aramis em Os Três Mosqueteiros e A Vingança de Milady, as deliciosas versões que o cineasta Richard Lester fez da obra de Alexandre Dumas.
Mas o Richard Charmberlain que mais me marcou foi o de Delírio de Amor, ou The Music Lovers, cinebiografia de Tchaikowsky realizada em 1970 por Ken Russell.
Ken Russell era um cineasta britânico meio doidão que fez sucesso nos anos 1970, sobretudo quando transformou em filme a ópera-rock Tommy, da banda The Who.
Em 1970, antes de filmar a vida de Tchaikowsky, Kenn Russell adaptou para o cinema o romance Mulheres Apaixonadas, livro clássico de D.H. Lawrence.
Mulheres Apaixonadas (1970), Delírio de Amor (1970) e Domingo Sangrento (1971), este dirigido por John Schlesinger - britânicos e feitos na mesma época, os três são filmes de temática gay que vimos nas salas brasileiras no início dos anos 1970.
Foi vendo Delírio de Amor que descobri que Tchaikowsky era gay. Não era tão de domínio público a homossexualidade do grande compositor russo.
Os homossexuais eram perseguidos na União Soviética, mas os soviéticos não podiam abrir mão de Tchaikowsky pela importância do seu legado musical.
O Concerto Para Piano e Orquestra de Tchaikowsky é uma das peças mais belas e mais populares do repertório erudito de todos os tempos.
Há também os célebres balés (O Lago dos Cisnes, etc.), o Concerto Para Violino e Orquestra e o ciclo das seis sinfonias, que culmina com a Patética.
O Tchaikowsky de Delírio de Amor era Richard Charmberlain. O Dr. Kildare fez um Tchaikowsky atormentado, dividido entre a criação musical e seus dilemas interiores.
Parecidos, talvez, com os dilemas do próprio Charmberlain. Galã do cinema e da televisão, Richard Chamberlain demorou muitos anos para assumir sua homossexualidade.
Comentários