SILVIO OSIAS
The Concert For Bangladesh, o álbum, faz 50 anos. É registro de um show antológico
Publicado em 22/12/2021 às 8:06
A capa chocava. A foto de um menino faminto. Um retrato da miséria do povo de Bangladesh. Neste final de 2021, faz 50 anos que a caixa com o Concerto Para Bangladesh chegou às lojas de discos. O concerto havia sido realizado em agosto de 1971 no Madison Square Garden, em Nova York.
O álbum era uma caixa cor de telha. Dentro da caixa, havia um encarte com texto e fotos do show e três discos de vinil acondicionados em envelopes de papel ou sacos plásticos. O concerto era comandado pelo beatle George Harrison, que aderiu a uma sugestão do seu amigo Ravi Shankar.
O programa é dividido em duas partes. Primeiro, Ravi Shankar e seus músicos apresentam uma sessão de música indiana. É um momento de grande virtuosismo instrumental que exige muita concentração do ouvinte, do mesmo modo que exigiu da audiência presente ao Madison Square Garden.
A segunda parte é do rock. Traz George Harrison à frente de uma grande banda arregimentada para o evento. Na verdade, foram duas apresentações no mesmo dia. No palco, estão Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russell, além de um grupo de metais, vocalistas e as guitarras acústicas da banda Badfinger.
A mega atração do concerto era uma interrogação. Bob Dylan. Ele apareceu nos ensaios, mas ninguém sabia ao certo se estaria presente na hora do show. Esteve e fez uma apresentação antológica, cantando cinco clássicos do seu repertório, acompanhado pela guitarra de Harrison, o baixo de Leon Russell e a percussão de Ringo.
O set list foi dominado pelas canções de George Harrison. As do início da carreira solo e também as do tempo dos Beatles. Leon Russell fez um número espetacular a partir de Jumping Jack Flash, dos Rolling Stones, e Billy Preston brilhou tocando órgão, dançando e cantando um gospel vibrante e irresistível.
The Concert For Bangladesh é disco e também filme, dirigido por Saul Swimmer. Foi pioneiro como primeiro grande evento promovido para arrecadar fundos que seriam destinados a uma população faminta. Os discos permanecem na minha coleção. Ao filme, volto de vez em quando para rever imagens evocativas de uma época.
Comentários