icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Tubarão faz 50 anos

Estreia brasileira do filme de Steven Spielberg foi no dia 25 de dezembro de 1975.

Publicado em 25/12/2025 às 14:30


				
					Tubarão faz 50 anos
Foto/Divulgação Universal.

25 de dezembro de 1975. Dia de Natal. Uma quinta-feira, tal como hoje, 25 de dezembro de 2025. Lá se vão, portanto, 50 anos.

25 de dezembro de 1975. Tubarão estreia nos cinemas brasileiros. Nos Estados Unidos, a estreia do filme de Steven Spielberg ocorrera seis meses antes, no verão de lá.

Naquela época, a corporação CIC - Cinema International Corporation - dominava parte expressiva do mercado mundial de filmes, sobretudo os americanos.

A CIC era a junção da Universal com a Paramount. Para lançar Tubarão, a Universal meteu medo nas pessoas sugerindo: "Antes de ir à praia, veja Tubarão".

Naquele dezembro de 1975, aos 16 anos, eu dava meus primeiros passos no jornalismo e assinei uma capa do caderno de cultura de A União. O título trazia para perto de nós o marketing da Universal. Ficou assim: "Antes de ir a Tambaú, veja Tubarão".

Hoje, meio século depois, confesso que acho ridículo o título que estampei na matéria de capa. Na época, pensei que era uma ideia inteligente. Fazer o quê?

25 de dezembro de 1975. Duas e meia da tarde. Estou no Cine Plaza, uma sala no centro de João Pessoa. A plateia completamente lotada. Sessão esgotada. Lá fora, em duas filas enormes, as pessoas esperavam a abertura das bilheterias para a próxima sessão.

Começa o filme. Madrugada de uma noite de verão em Amity, cidadezinha americana. À beira-mar, rapazes e moças namoram, bebem, fumam maconha, tocam violão, cantam. Uma moça corre para o mar e, completamente nua, se joga na água.

Nada para um lado, nada para o outro e, de repente, é puxada para o fundo por um tubarão. Na manhã seguinte, seu corpo desfigurado é encontrado na areia da praia.

A música é incrível. Melodicamente, um tema de poucas notas, mas muito impactante. John Williams, o autor, se inspirara no tema que, no início da década de 1960, Bernand Herrmann compusera para Psicose, de Alfred Hitchcock.

Tubarão começava a conquistar o público brasileiro naquele feriado do Natal de 1975. Já conquistara os americanos e se tornaria um campeão de bilheteria.


				
					Tubarão faz 50 anos
Foto/Reprodução.

Em dezembro de 1975, quando Tubarão chegou aos cinemas brasileiros, Steven Spielberg tinha 29 anos e ainda era praticamente desconhecido.

Em 1971, aos 25 anos, dirigiu um telefilme depois lançado nos cinemas. Era Encurralado, um road movie original e perturbador exibido entre nós em meados de 1974.

Seu primeiro filme feito para cinema - Louca Escapada, de 1974, outro road movie - só foi exibido em João Pessoa depois do sucesso de Tubarão.

Tubarão era baseado num livro que Peter Benchley, um escritor novaiorquino, lançou em 1974. Li antes de ver o filme. O livro tem muita coisa que não está no filme, como, por exemplo, o caso extraconjugal de Ellen, mulher do chefe Martin Brody.

O filme é focado em três personagens: o chefe Brody (Roy Scheider), o pescador Quint (Robert Shaw) e o oceanógrafo Matt Hooper (Richard Dreyfuss). São eles que caçam o tubarão que mata banhistas e ameaça a temporada de verão de Amity.

Tubarão conquistou o público, mas a crítica não foi unânime. Lembro que o Jornal do Brasil deu cinco estrelas, mas, em outros jornais, muitos críticos não gostaram.

Hoje, 50 anos depois, Tubarão é um marco, tanto como realização cinematográfica, como pelo papel que desempenhou para a indústria do cinema de entretenimento.

Hoje, passado meio século, Steven Spielberg está com 79 anos. Faz tempo que é reconhecido como um dos grandes cineastas da geração revelada nos anos 1970.

Não por acaso, Tubarão é "personagem" de O Agente Secreto, o novo filme de Kleber Mendonça Filho. Em 1975, aos sete anos, Kleber não tinha idade para ver Tubarão. Do mesmo modo que o menino Fernando, um dos personagens de O Agente Secreto.

Foto/Divulgação Universal

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp