icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Um top 10 de Antônio Barros

Estima-se que o compositor paraibano fez mais de 700 músicas.

Publicado em 08/04/2025 às 9:11


				
					Um top 10 de Antônio Barros
Foto/Reprodução.

Estima-se que Antônio Barros - sozinho ou em parceria com Ceceu - compôs mais de 700 músicas. Pelo menos 100 ficaram inéditas, soubemos no último domingo (06), dia em que o compositor paraibano morreu em João Pessoa aos 95 anos.

Desse repertório autoral, dezenas de músicas fizeram muito sucesso, em nível regional e também nacional, gravadas por artistas que vão do Trio Nordestino a Ney Matogrosso, de Marinês a Luiz Gonzaga, de Elba Ramalho a Gilberto Gil.

Um leitor da coluna me sugeriu fazer um top 10 de Antônio Barros. Respondi que é uma missão quase impossível, mas tentei atender à sugestão. Aqui está.

01/HOMEM COM H

Não era inédita quando Ney Matogrosso gravou no início dos anos 1980, mas foi a gravação de Ney que projetou a música nacionalmente. É muito provavelmente a música mais popular de Antônio Barros e certamente um dos maiores sucessos de Ney.

02/BATE CORAÇÃO

Outro grande sucesso do início dos anos 1980. Elba Ramalho já tinha gravado vários discos na CBS, mas foi a partir de Bate Coração que ela se projetou nacionalmente.

03/ESTRELA DE OURO

"Reinado, coroa, tudo isso o baião me deu". Antônio Barros compôs, e Luiz Gonzaga gravou quando o sucesso começava a abandonar o Rei do Baião.

04/OIA EU AQUI DE NOVO

A música deu título ao álbum que Luiz Gonzaga gravou em 1967. Era o Rei do Baião lutando para sair do ostracismo em que se encontrava. No ano 2000, Gilberto Gil regravou Oia Eu Aqui de Novo para a trilha do filme Eu, Tu, Eles.

05/É PROIBIDO COCHILAR

"O forró daqui é melhor do que o teu/O sanfoneiro é muito melhor...". Clássico absoluto do forró no registro antológico feito pelo power trio Os Três do Nordeste.

06/PROCURANDO TU

"Morena diga onde é que tu tava/onde é que tu tava/onde é que tava tu...". Um verdadeiro clássico do forró de duplo sentido. Procurando Tu foi gravada por Jackson do Pandeiro, mas o registro que realmente fez grande sucesso foi o do Trio Nordestino.

07/JÁ FAZ TEMPO NÃO LHE VEJO

"Estou feliz porque você está boa/Você está boa/Você está boa...". Empolgado com o sucesso de Procurando Tu, Antônio Barros voltou ao forró de duplo sentido com Já Faz Tempo Não lhe Vejo. Outra vez com o Trio Nordestino.

08/BRINCADEIRA NA FOGUEIRA

"Tem tanta fogueira/Tem tanto balão...". A primeira das três grandes marchinhas juninas de Antônio Barros. Brincadeira na Fogueira foi eternizada pelo Trio Nordestino.

09/NAQUELE SÃO JOÃO

"Eu fiquei tão triste/Eu fiquei tão triste/Naquele São João...". Outro sucesso do Trio Nordestino. Essa marchinha é uma das músicas mais inspiradas de Antônio Barros.

10/É MADRUGADA

"Já é madrugada/Até agora nada/Meu bem não aparece...". Mais uma bela marchinha junina de Antônio Barros. O registro definitivo é o do Trio Nordestino.

Foto/Reprodução

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp