SILVIO OSIAS
Você ainda não ouviu nada!
Sergio Mendes e o sexteto Bossa Rio fizeram um dos grandes discos da música brasileira.
Publicado em 10/09/2024 às 6:41
Você ainda não ouviu nada! é o nome de um álbum que está completando 60 anos agora em 2024. Gravado em 1963 e lançado em 1964, é, sem qualquer exagero, um dos discos mais importantes da música popular brasileira.
Você ainda não ouviu nada! traz 10 temas instrumentais executados por Sergio Mendes e pelo sexteto Bossa Rio. O disco é do momento em que Mendes trocou o Brasil pelos Estados Unidos, onde viveu por 60 anos.
Você ainda não ouviu nada! é um disco de samba jazz. Tem cinco músicas de Tom Jobim, duas de Moacir Santos, duas de Sergio Mendes e uma do saxofonista J.T. Meirelles.
Tom Jobim e Moacir Santos participaram do álbum não só como compositores. Também assinaram arranjos. Sergio Mendes teve aulas de música com Moacir Santos.
Em Você ainda não ouviu nada!, aos 23 anos, Sergio Mendes é autor, arranjador, pianista e atua como band leader à frente do inacreditável sexteto Bossa Rio.
O sexteto Bossa Rio é formado pelo baterista Edison Machado, o baixista Tião Neto, os trombonistas Raul de Souza e Edson Maciel e os saxofonistas Aurino Ferreira e Hector Costita. Somente Costita está vivo.
Em 1963, quando Você ainda não ouviu nada! foi gravado, Garota de Ipanema era novíssima e ainda desconhecida em escala planetária. No álbum, ela aparece em poderoso arranjo escrito por Tom Jobim.
Moacir Santos tem uma série de temas instrumentais aos quais chamou de Coisas. Duas dessas Coisas estão em Você ainda não ouviu nada!. A mais famosa - de número cinco - é conhecida como Nanã, a música mais popular de Moacir.
Você ainda não ouviu nada! é disco de execuções vibrantes e notável virtuosismo dos músicos que transitam entre o balanço do samba brasileiro e as improvisações de caráter jazzístico. Você ainda não ouviu nada! está inteiro aos 60 anos.
Comentários