icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Você é um velho aos 64 anos? Na canção, 64 é sinônimo de velhice

Publicado em 26/06/2023 às 7:13


                                        
                                            Você é um velho aos 64 anos? Na canção, 64 é sinônimo de velhice

Em 1967, o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, considerado o disco mais importante dos Beatles, trazia uma canção chamada When I'mSixty Four. Quando eu tiver 64. Composta por Paul McCartney, embora assinada por Lennon e McCartney, a música tratava como idosas as pessoas que tivessem 64 anos.

Ter 64 anos logo se transformou, portanto, em sinônimo de velhice, ao menos para milhões de fãs dos Beatles espalhados pelo mundo. Mais do que isso, muitos deles passaram a esperar pelo dia em que alcançariam essa idade.

Dos quatro Beatles, dois não chegaram aos 64. John Lennon foi assassinado quando tinha somente 40, em 1980. E George Harrison morreu de câncer aos 58, em 2001. Ringo Starr, o mais velho do quarteto, fez 64 anos em julho de 2004. E Paul McCartney, em junho de 2006.

When I'm Sixty Four tem o estilo de música de salão dos anos 1920, época em que o pai de Paul era músico. A melodia foi composta por volta de 1958, quando o beatle tinha apenas 16 anos. A letra veio em 1966, ano em que seu pai completou 64. Foi a primeira faixa gravada para o Pepper e tem acompanhamento de clarinetes.

No recente livro em que comenta todas as canções que escreveu, Paul McCartney conta que já foi abordado por pessoas que mudaram a letra para 84 e até 94 anos. Para elas, fazer 64 é estar ainda muito distante da velhice.

Já no livro de memórias em que se debruça sobre a feitura do Pepper, o produtor George Martin diz que, em 1991, recebeu uma garrafa de vinho de Paul e Linda McCartney com um cartão que o parabenizava pelos 64 anos. O cartão continha um verso da canção: "Birthday greetings, bottle of wine". Saudações de aniversário, garrafa de vinho. O casal acertou na delicadeza, mas errou no ano: em 1991, Martin comemorava os 65.

É do maestro Martin uma ótima definição para When I'm Sixty Four: "Uma sátira carinhosa a respeito da velhice, do ponto de vista de um jovem". Em busca de uma outra definição, Martin cita Mark Lewisohn, estudioso dos Beatles: When I'm Sixty Four é "o mais sedutor Paul no estilo vaudeville".

Mais uma de Martin: na década de 1960, os Beatles - todos na casa dos 20 - não se imaginavam envelhecendo. Penso que não mudou. Quem, com 20 e poucos anos hoje em dia, se imagina velho? Ainda mais com o aumento da expectativa de vida e as promessas da ciência de uma vida mais longa para o ser humano?

Nas décadas de 1960, 1970, quem tinha 50 anos era considerado velho. Depois, isso mudou para 60. Atualmente, as pessoas ainda têm dificuldade de admitir que estão velhas aos 70. Fico com 60 como o limiar da velhice, o que mantém atualizadíssimo o parâmetro que Paul McCartney usou em sua canção. Sorte de quem pensa diferente.

Fecho com When I'm Sixty Four num vídeo oficial com imagens da animação Yellow Submarine.

Imagem ilustrativa da imagem Você é um velho aos 64 anos? Na canção, 64 é sinônimo de velhice

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp