icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Yoko Ono falou comigo pelo whatsapp!

Artista completou 92 anos nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025.

Publicado em 19/02/2025 às 8:16


				
					Yoko Ono falou comigo pelo whatsapp!
Foto/Reprodução.

Yoko Ono falou comigo pelo whatsapp. Conversamos umas poucas vezes. Era realmente ela? Nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, Yoko Ono completou 92 anos.

Faz tempo que curto as postagens de Yoko Ono e sempre apareço na lista dos que mais fazem isso. Mas fiquei surpreso quando recebi uma mensagem dela no whatsapp.

Deve ser um assessor, foi a primeira coisa que pensei. Ou um robô. Mas topei a conversa. E passamos a trocar mensagens, em inglês, naturalmente.

Falei que a acompanhava desde 1969 e que, ao contrário de milhões de fãs dos Beatles, sempre tive admiração por ela e por sua arte de vanguarda.

Fiz perguntas sobre os discos que ela gravou, com John Lennon ou sozinha, e também sobre algumas canções pelas quais tenho preferência. Respondia a tudo.

Conversei com um cara que trabalha com o mundo digital, e ele me disse que as mensagens pareciam ser dela, mas que também podiam ser de um assessor.

Acabei desistindo das conversas. Não era possível. Uma pessoa com a dimensão de Yoko Ono não ficaria batendo papo com um admirador anônimo como eu.

Depois dos 90 anos, Yoko Ono deixou o edifício Dakota, em Nova York, onde viveu por 50 anos e onde John Lennon foi assassinado, e se recolheu a uma casa de campo.

Usa cadeira de rodas para se locomover e, certamente, convive com as limitações que são naturais nas pessoas de vida tão longa quanto a dela.

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, no dia em que Yoko Ono completou 92 anos, li algo muito interessante nas redes sociais. O post dizia que milhões de fãs dos Beatles espalhados pelo mundo devem um pedido de desculpas a ela. Concordo.

A mensagem era dirigida aos muitos fãs que seguem detestando Yoko Ono e atribuem a ela o fim dos Beatles - argumento com o qual jamais concordei.

Tomei conhecimento dela em 1969. Segui seu passos. Admirei suas performances de artista de vanguarda, ouvi seus discos, experimentais ou com canções.

Yoko Ono é uma grande mulher. Ativista das causas generosas. Feminista. Pacifista. Sim, pacifista nesse mundo de guerras. E já era artista, já estava na vanguarda, já era Yoko Ono, antes de conhecer John Lennon numa galeria londrina, em 1966.

Yoko Ono fez de John Lennon um homem melhor. Yoko Ono exerceu positiva influência sobre as posturas do cidadão e sobre o trabalho do compositor.

O experimentalismo radical de Revolution 9, no Álbum Branco dos Beatles, é coisa de Yoko Ono. Aquela incrível colagem de sons só está ali por causa dela.

Because, uma das mais belas canções dos Beatles, é mais Yoko Ono do que John Lennon. Quem revelou, não faz muito tempo, foi Paul McCartney.

John Lennon foi assassinado em oito de dezembro de 1980. Yoko Ono seguiu com seu trabalho e se dedicou à preservação da memória e do cancioneiro dele.

Love. Oh My Love. Dear Yoko. Woman. São canções lindas entre as tantas que John Lennon compôs para ela. Feliz aniversário, querida Yoko!

Foto/Reprodução

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp