CULTURA
Sinfônica da Paraíba faz concerto com regente mineiro e entrada gratuita
Concerto com Raiff Dantas Barreto acontece nesta quinta-feira (6), às 20h, no Cine Bangüê, em João Pessoa.
Publicado em 06/11/2008 às 15:49
Renato Félix, do Jornal da Paraíba
A Orquestra Sinfônica da Paraíba recebe um antigo colega: o violoncelista Raiff Dantas Barreto é o solista convidado do concerto desta quinta-feira (6), no Cine Bangüê. A apresentação começa às 20h30 e, depois de uma longa série de concertos em que o ingresso custava R$ 2, a entrada é franca.
No repertório de hoje, a OSPB interpreta obras de dois compositores: Edward Elga, com o “Concerto para violoncelo”, e Beethoven, com a “Sinfonia nº 8”.
O regente é o mineiro Charles Roussin, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor de regência da UFMG. No ano passado, regeu a Orquestra de Povoa de Varzim (Portugal) e a Camerata Antiqua de Curitiba (Brasil), em turnê por Portugal, com repertório voltado unicamente para a música brasileira.
Roussin é graduado em Violão e Regência de Orquestra pela UFMG e foi um dos ganhadores do Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, em 2003. Em sua carreira, já regeu a Orquestra Sinfônica da UFRJ e a Orquestra Sinfônica dos festivais de Campos do Jordão e Curitiba e foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Itaúna e da Orquestra de Câmara de Ouro Branco.
Raïff Dantas Barreto toca no QuartaD, com a pianista Maria Teresa Madeira e a soprano Rose de Souza. Desde 1998 colabora com Arrigo Barnabé, e foi solista em orquestras como a Municipal de São Paulo, Sinfônica de Minas Gerais e Sinfônica da Bahia.
Comentários