CULTURA
Sivuca vai ser homenageado com 'Ano Cultural' na Paraíba em 2020
Anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (6)
Publicado em 06/01/2020 às 17:03 | Atualizado em 07/01/2020 às 10:16
Um ano após celebrar o centenário de Jackson do Pandeiro, a Paraíba vai homenagar em 2020 um outro grande nome da história da música do estado: Sivuca. O governador João Azevêdo (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (6) a promoção do 'Ano Cultural Mestre Sivuca'. A homenagem acontece no ano em que o músico faria 90 anos se estivesse vivo.
O anúncio de João Azevêdo foi feito durante o programa 'Fala, Governador'. Segundo o gestor, a homenagem a Sivuca “vai ter a mesma importância e a mesma empolgação do Ano Jackson do Pandeiro”.
Se seguir o que foi feito pela gestão estadual na homenageem ao Rei do Ritmo, o 'Ano Mestre Sivuca' deve ser estabelecido por João Azevêdo através de decreto.
O Ano Cultural estimula a realização de ações para lembrar o nome homenageado. Sivuca também deve ser lembrado em eventos culturais promovidos pelo governo. Peças de divulgação do governo também devem entrar neste 'pacote' de homenagens.
Sivuca
Instrumentista, arranjador e compositor, Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, morreu em 2012, aos 76 anos, vítima de câncer.
Nascido em 23 de maio de 1930 em Itabaiana, Sivuca começou a se envolver com música ainda na infância. Fez carreira trabalhando em vários rádios do país e também atuou no exterior. Os principais sucessos dele são 'Feira de Mangaio', 'João e Maria (parceria com chico Buarque), e 'Adeus Maria'.
Comentários