CULTURA
Solos de guitarras em concerto sinfônico no Cine Banguê
Guitarras elétricas dividem o palco com Orquestra Sinfônica nesta quinta-feira (15). Apresentação é a última da temporada 2011.
Publicado em 15/12/2011 às 6:30
Encerrando a temporada 2011, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) convida o pop e o elétrico para dividir o palco do Cine-Teatro Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Na noite desta quinta-feira, a partir das 21h, os solos de guitarras de Zé Filho, Alex Madureira e Léo Meira. Haverá também as participações especiais de Paulo Barreto e Alexandre Dinoá.
"Reunimos os três melhores guitarristas da terra", resume o maestro titular João Linhares.
"A guitarra se assemelha muito com o violino em uma orquestra", analisa Zé Filho, que alimentou a ideia junto com o regente da OSPB. "Emprestei pra João (Linhares) um disco do Steve Vai tocando com uma orquestra e ele gostou muito."
Segundo Linhares, o concerto terá uma abertura natalina, mas será focado no Ano Novo. "Será mais pop e não será sacro", avisa. "Queríamos dar uma nova alternativa cultural frente às muitas demandas de concertos de Natal".
Haverá no repertório composições como a clássica 'Marcha turca' de Mozart (1756-1791), a 'Feira de Mangaio' de Sivuca (1930-2006), 'Asa branca', de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Humberto Teixeira (1915-1979), e 'O ovo', composição de Hermeto Pascoal.
"Haverá também uma homenagem aos 50 anos do ator Fernando Teixeira", garante o guitarrista Alex Madureira, que apresentará também músicas como 'Quinze anos depois', com arranjo de Xisto Medeiros.
Alex Madureira lembra que, além do encerramento das atividades deste ano da orquestra, o concerto é uma despedida do violoncelista Nelson Campos, que vai voltar para o Chile, seu país de origem.
Após a apresentação, a OSPB entra em recesso e retoma suas atividades na última semana de fevereiro.
Serviço
• NOITE DA GUITARRA. No Cine-Teatro Bangüê do Espaço Cultural (R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – Tel.: 3211.6281), nesta quinta-feira, às 21h. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Comentários