CULTURA
'Som ao Redor' no Cineport
Filme que recebeu o Troféu Andorinha de melhor som será exibido na Tenda Andorinha; festival segue até o domingo (13).
Publicado em 08/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:41
Entrando pela semana em João Pessoa, a 6ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (o Cineport) segue em cartaz na Usina Cultural Energisa com uma programação de exibição de filmes, lançamentos de livros e apresentações musicais.
O festival começou na sexta-feira e ocorre até o próximo domingo com ingressos diários ao preço de R$ 2,00. A agenda de hoje destaca o festejado O Som ao Redor (2012), longa de Kleber Mendonça Filho que colheu aplausos da crítica e tem no elenco rostos conhecidos de nossa cena cultural, como W. J. Solha e Sebastião Formiga.
A produção que foi contemplada com o Troféu Andorinha de melhor som (pela edição de Catharina Apolônio; desenho de Ricardo Cutz e Kleber Mendonça Filho; e mixagem de Carlos Montenegro e Gera Vieira) será exibida na Tenda Andorinha, às 19h.
Outro destaque que será exibido logo em seguida na Tenda Andorinha, às 21h30, pela sessão dedicada ao cinema contemporâneo brasileiro, é Feio, Eu? (2013), filme-manifesto da musa do cinema marginal, Helena Ignez, que estreou na última edição do Festival do Rio e da Mostra do Filme Livre. A obra foi feita a partir de uma oficina para atores no bairro carioca da Lapa e tem locações na França e na Índia.
Simultaneamente, às 21h30, a Sala Vladimir Carvalho oferece um panorama da cinematografia da África Lusófona com a exibição de Rastro (2013), documentário de César Schofield Cardoso que narra o percurso dos resíduos sólidos de Cabo Verde.
Pela manhã e à tarde, na Tenda Andorinha e na Sala Vladimir Carvalho, haverá reprise da animação Uma História de Amor e Fúria (2012), sessões com curtas-metragens paraibanos e animações portuguesas e lançamentos de livros na Livraria da Usina Cultural Energisa. O show que fecha a maratona cinéfila de hoje é o da banda Seu Pereira e Coletivo 401.
Confira a programação completa de hoje:
9h - Sessão Andorinha Criança
Uma História de Amor e Fúria
17h - Sessão Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano
Amador, Capela, Montura Invisível, O Matador de Ratos, O Terceiro Velho e A Cópia
17h - Sessão Cinema de Animação Guianima
Os Olhos do Farol,A Única Vez, Viagem a Cabo Verde, O Sapateiro, Fado de um Homem, Independência do Espírito, Vacas, A Meio da Noite e Mi Vida en Tu Manos,
19h - Lançamentos de livros
19h - Sessão Trofeu Andorinha
O Som ao Redor
19h - Sessão Andorinhas Curta
Kali, Linear, M, O Refugiado, Fado do Homem Crescido, Macacos me Mordam, Canotrofe, Do Céu e da Terra, Saturno e Outro Homem Qualquer
21h30 - Sessão Cinema Contemporâneo Brasil
Feio, Eu?
21h30 - Sessão Cinema Contemporâneo África Lusófono
Rastro
23h - Show
Seu Pereira e Coletivo 401
Comentários