CULTURA
Steampunk é inspirado na era vitoriana e máquinas a vapor
Conheça o gênero Steampunk que vem crescendo no Brasil e já tem grupo organizados. Espartilhos, cartolas e caldeiras são alguns dos figurinos desta turma.
Publicado em 19/09/2009 às 7:37
Agda Aquino*
Especial para o Paraiba1
Grupo faz moda inspirada na era vitoriana e nas máquinas a vapor
O que você acharia se saísse às ruas e encontrasse um grupo de pessoas vestidas com roupas que parecem máquinas a vapor misturadas com peças do tempo da sua avó? Pois esses são os Steampunks, um pessoal que se considera retrofuturista, mas não só na maneira de se vestir.
Uma breve tentativa de explicação: o Steampunk é um gênero de ficção que cria um universo de fantasia onde a tecnologia gira em torno das máquinas a vapor, eletricidade e a era vitoriana. Cada dia mais pessoas aderem a esse movimento criando ramificações estéticas, na literatura e na cultura. Como disse a reportagem feita pela revista Carta Capital no mês passado, é uma espécie de passado com sabor de futuro.
A popularidade desse estilo de vida vem crescendo e no Brasil já tem grupos organizados (dois exemplos podem ser vistos nos sites www.steampunkbrasil.com e www.steampunk.com.br). Existem encontros e eventos organizados pelos adeptos do Steampunk. E o figurino dessas pessoas é, no mínimo, criativo e inovador. São rebites, caldeiras, anquinhas e cartolas, bem como a aparência exótica de máquinas com cilindros de latão e engrenagens à mostra. Espartilhos, cartolas, relógios de bolso, acessórios em cobre, couro e bronze também fazem parte do look, usado principalmente para dar um clima aos eventos.
E isso está começando a virar tendência, afinal de contas a moda também se inspira nas ruas e na cultura. Recentemente o estilista Karl Lagerfeld fez luvas inspiradas nos Steampunks. Eu acho que é só o começo.
Para saber mais acesse:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2077/artigo150537-1.htm
http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=4788
* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Design de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.
Comentários