CULTURA
Sudário feito com 'retalhos'
Largo do Mercado Público terá encenação do espetáculo 'Paixão de Cristo de um Deus Brasileiro', em João Pessoa.
Publicado em 11/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:11
“Ele é uma colcha feita de retalhos”, resume o diretor da montagem Paixão de Cristo de um Deus Brasileiro, Edilson Alves. “Pegamos um pouco da memória de Cristo no texto de João Maria Rodrigues (O Homem de Nazaré), o popular de Tarcísio Pereira (Cordel de Deus) e o contemporâneo de Everaldo Vasconcelos (O Auto de Deus)”, explica.
Apresentado pela Cia. de Teatro Soluar, a peça gratuita será encenada a partir de hoje até domingo, sempre às 20h, no Largo do Mercado Público de Mangabeira, em João Pessoa.
“É um espetáculo concebido a partir dos tecidos”, acrescenta o diretor. “São tecidos que viram cenários, indumentária e elementos de cena”.
De acordo com Edilson Alves, cerca de 80% da trilha sonora da montagem é nacional: são músicas do repertório de nomes como Roberto Carlos, Padre Zezinho e Luiz Gonzaga (1912-1989).
Em três anos de encenação do tema pela Soluar, o diretor frisa o ‘Calvário’ de como é difícil trazer para o público o espetáculo, que ganha força com os colaboradores do cenário artístico paraibano que “doam seu trabalho e a sua arte”.
No tocante da doação, Edilson Alves avisa que, apesar de um evento gratuito, quem quiser poderá levar 1kg de alimento não-perecível para doação às instituições carentes.
O diretor ainda aponta que a Paixão de Cristo de um Deus Brasileiro faz uma ponte para a atualidade, a exemplo da cena Pietá, onde Maria lamenta para o público o sofrimento das mães nos dias de hoje, que perdem seus filhos para o mundo das drogas.
Comentários