icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Teatro busca seus rumos

Caravana do programa Rumos Itaú Cultural promove uma série de atividades a partir desta terça-feira (20) na Estação Cabo Branco.

Publicado em 20/11/2012 às 6:00


Se, por um lado, João Pessoa está bem sortida de espetáculos teatrais esta semana, com o início da programação do 2º Balaio Circense; por outro, a cidade também terá boa oferta na área da formação artística: a caravana do programa Rumos Itaú Cultural faz parada a partir desta terça-feira na Paraíba, promovendo uma série de atividades na Estação Cabo Branco.

O calendário vai até a quinta-feira, com oficinas com membros da Cia. dos Atores (RJ) e da Cia. Os Fofos Encenam (SP), debates, lançamento de livro e exibição de documentário. Toda a agenda é gratuita, sendo a participação limitada a um público de 30 a 50 pessoas que podem se inscrever a partir do e-mail [email protected].

Hoje, a programação será aberta com a oficina da Cia. dos Atores, ministrada pelos atores César Augusto e Marcelo Olinto.

A Cia. dos Atores foi formada em 1998 na capital carioca por Olinto e Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparni, Marcelo Valle e Susana Ribeiro. O grupo orbita em torno da figura do diretor e também ator Enrique Diaz, que visitou a Paraíba recentemente, em março, pelo projeto Vértice.

Desde 2006 a Cia. dos Atores mantém uma sede no Rio de Janeiro. De acordo com o site oficial da companhia, sua oficina 'O ator e performance' pretende "elaborar um processo de criação em conjunto é equacionar diferentes escolas e formações com um mesmo propósito: realizar um trabalho em teatro".

DEBATENDO TEATRO
À noite, a partir das 18h, a Cia. dos Atores se une à Cia. Os Fofos Encenam para um debate na presença de Sônia Sobral, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e Paulo Vieira, dramaturgo e professor do curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba.

Segundo Paulo Vieira, que está à frente da produção do evento junto com a atriz Suzy Lopes, o debate irá se centrar no processo de criação das duas companhias. No seu repertório, a Cia. dos Atores tem 26 espetáculos, entre eles Melodrama (1995), premiado como melhor espetáculo do ano pela Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCT). Mais caçula, Os Fofos Encenam foi formado em 2001 em São Paulo, com atores do curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destaca-se, entre as suas montagens, o espetáculo Assombrações do Recife Velho (2005), de Newton Moreno, que foi indicado ao Prêmio Shell de melhor diretor.

"Será um grande diálogo entre os grupos e dos grupos com as pessoas de teatro da Paraíba que estejam presentes", define Paulo Vieira, fundador da Galharufas Cia. de Teatro, que está se preparando para estrear seu mais novo espetáculo: Mercedes, que já está inscrito em editais de fomento cultural do país, aguardando os resultados.

Além do debate, haverá esta noite o lançamento do livro Próximo Ato II, outra iniciativa do projeto Rumos Itaú Cultural.

Confira a programação do Rumos Itaú Cultural:

Hoje, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h
- Oficina com a Cia. dos Atores

Hoje, às 18h
- Lançamento do livro 'Próximo Ato II'
- Debate com Sônia Sobral e Paulo Vieira
Amanhã e quinta-feira, das 14h às 17h
Oficina com a Cia. Os Fofos Encenam

Amanhã, às 18h
Exibição do documentário 'Evoé'

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp