CULTURA
Teatro Municipal de Campina Grande faz aniversário em reforma
Teatro Municipal Severino Cabral completa 47 anos nesta terça-feira (30) e está recebendo "de presente" uma merecida reforma.
Publicado em 30/11/2010 às 14:58
Da Redação
Com Codecom-CG
O Teatro Municipal Severino Cabral completa 47 anos nesta terça-feira (30) e está recebendo "de presente" uma merecida reforma. Os melhoramentos e up-grades, segundo a diretora Alana Fernandes, são necessários por razões artísticas e técnicas, já que a pretensão é entregar à classe artística uma obra completa, com mudanças físicas e novidades, a exemplo do Museu do Festival de Inverno.
“Teto, piso, cadeiras, cortinas, maquinaria, iluminação, refrigeração, acústica, salas de dança, salas de aula e administrativas, todos os espaços estão sendo melhorados para que a classe artística possa usufruir de toda a magnitude do Velho Cabral”, disse Alana.
A princípio, a intenção do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do secretário de Educação e Cultura Flávio Romero, era entregar as reformas do Teatro no dia do seu aniversário, “mas como qualquer construção cinquentenária, o Teatro Municipal é uma surpresa a cada dia quando se conserta um chão, parede ou teto. Corrige-se um problema levando mais tempo do que foi originalmente planejado”, comentou a diretora.
O secretário Flávio Romero falou que após 20 anos sem melhorias, o local estava muito mal tratado, então foi necessário uma ampla reforma. “Não se investia no Municipal há muitos anos, o local não tinha nenhuma manutenção. Nós trabalhamos nos projetos e na reforma do Teatro, começamos pelo telhado e nas partes mais urgentes. Já investimos mais neste ano na manutenção da Casa de Espetáculos do que nos últimos dez anos. É uma grande emoção estar participando desde grande momento. Um Teatro Municipal é, como o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral diz, a “Jóia da Coroa”.
O Teatro Municipal será devolvido à cidade de Campina Grande em seu maior esplendor. “Vai ser emocionante ver um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado totalmente reformado. Todos os profissionais que estão trabalhando na obra fazem tudo com muita paixão”, destavou Alana.
“A restauração inclui obras de descupinização, recuperação do telhado, reforma dos sistemas elétricos e hidráulicos, restauração dos foyers, camarins e sala de espetáculos. A Escola de Dança, que faz parte do Teatro Municipal, recebeu uma parte do orçamento para melhorar sua estrutura e também iremos melhorar a parte administrativa e funcional. Com as melhorias do Teatro, todo o entorno da região será beneficiado”, disse Alana Fernandes.
Comentários