CULTURA
Teatro Santa Roza festeja aniversário nesta quarta com música
Orquestra Sinfônica da Paraíba, Renata Arruda, Beto Brito e Pinto de Acordeon e a Trupe Arlequim se apresentam na comemoração oficial dos 120 anos do teatro, em João Pessoa.
Publicado em 11/11/2009 às 12:30
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Nesta quarta-feira (11), será realizada a solenidade oficial de comemoração dos 120 anos do Teatro Santa Roza, casa de espetáculos mais antiga da capital. As atividades terão início às 17h com uma performance da Trupe Arlequim e aula pública de balé clássico.
A programação continua às 19h, no hall do teatro, onde será lançado o livro Santa Rosa: Um Teatro de 120 Anos (1889-2009), de autoria da jornalista e escritora Fátima Araújo. Nesta obra a autora retoma sua pesquisa anterior, do livro Santa Rosa, um Teatro Centenário (ela defende que o nome do teatro é com “s”).
Veja a programação completa das comemorações.
A solenidade será aberta com um documentário sobre o Santa Roza. Às 20h serão iniciadas as atividades musicais, com a apresentação de Beto Brito e Pinto do Acordeon.
Confira outras opções de lazer na Agenda Cultural.
A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta um concerto com solistas especiais a partir das 20h30. A primeira do programa será a cantora Renata Arruda, que cantará as seguintes canções: “Foi Deus quem fez você”, de Luis Ramalho, e “Porta do sol”, de Fuba.
A cantora lírica e vice-presidente da Funesc, Ana Gouveia, vai participar do concerto interpretando as músicas ‘O mio babbino caro”, de G. Puccini, e outra do musical da Broadway O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber. A Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra a apresentação com a execução das peças “Marcha Eslava”, de Tchaikowsky, e “Bolero”, de Ravel. O concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier.
O diretor atual do teatro é Roberto Cartaxo, que subiu pela primeira vez o palco do Teatro Santa Roza há 34 anos. Ele interpretava o papel principal da peça Chico Rei e a Salamanca do Jarau, de Valmir Ayala, com direção de José Flávio. “Fazia um escravo, nas minas de Ouro Preto, e passava ouro no corpo dele, depois comprava a carta de alforria de outros escravos”, revela Cartaxo.
Natural de Cajazeiras, Roberto Cartaxo conta que foi uma grande emoção o momento em que esteve pela primeira vez no palco do Santa Roza, casa que viria a dirigir por duas oportunidades, incluindo a atual gestão. “Todo ator sonha em estar no palco do Santa Roza. É uma emoção indescritível”.
Apesar de não ter seguido carreira como ator, Roberto atuou ainda ao lado de Luiz Carlos Vasconcelos no espetáculo O Aborto, dirigido por este, e também foi ator na montagem de O Asilo. A direção começou meio que por acaso. “Nas oficinas de teatro da Funesc. João Costa me disse: metade da turma é sua, a outra é minha”. O primeiro espetáculo? Em frente ao Espaço Cultural, num bar chamado Calabar. “Era uma colagem de vários textos, da Ópera do Malandro (de Chico Buarque) principalmente”, explica.
Construído por ordem de dom Pedro II pouco antes da proclamação da República, o Teatro Santa Roza também já sediou a Assembleia Legislativa e funcionou como cineteatro durante 30 anos, além de ter sido palco de grandes apresentações musicais e artísticas ao longo de toda a sua história.
11/11/2009 – Quarta-feira - Abertura oficial
17h - Performance da Trupe Arlequin - Praça Pedro Américo
17h30 - Lançamento do Livro “Santa Rosa – Um Teatro de 120 Anos”, de Fátima Araújo - Teatro
18h - Aula Pública de Balé Clássico - Praça Pedro Américo
19h - Abertura Oficial - Palco
20h - Beto Brito e Pinto do Acordeon - Palco
20h30 - Orquestra Sinfônica da Paraíba - Palco
21h - Renata Arruda - Palco
21h30 - Orquestra Sinfônica da Paraíba - Palco
22h30 - Show de Encerramento com Carlos Dowling - Bar dos Artistas
12/11/2009 – Quinta-feira
17h - Aula Pública de Dança Flamenca - Praça Pedro Américo
18h - Meidifêra - Praça Pedro Américo
19h - Coro Infantil da Paraíba - Coral da Funesc - Palco
20h - Esparrela - Palco
21h - Show de Encerramento com DJ Inocêncio - Bar dos Artistas
18/11/2009 – Quarta-feira
17h - Aula Pública de Balé Clássico - Praça Pedro Américo
18h - Malazarte, Cancão, Trupizupe - Praça Pedro Américo
19h - Saída - Praça Pedro Américo
20h - Os Sete Mares de Antônio - Palco
21h - Show de Encerramento com Flamarion - Bar dos Artistas
Comentários