CULTURA
Teatro santo no interior
Grupos de teatro independentes do interior se organizam para encenar a 'Paixão de Cristo' em cidades do interior do estado.
Publicado em 05/04/2012 às 6:30
Fora do 'Roteiro das Paixões' e do pequeno circuito de apresentações realizadas em municípios da Grande João Pessoa, como Cabedelo, grupos independentes do interior também estão se mobilizando para dar enclave à 'Paixão de Cristo' em cidades como Esperança (no Agreste), Boa Vista (no Médio Paraíba) e Riacho do Santo Antônio (no Cariri).
Com pouco mais de 1.500 habitantes, localizada a 70 quilômetros de Campina Grande, Riacho do Santo Antônio recebe pela 34ª vez a 'Paixão de Cristo' da Força Jovem Renovação em Cristo.
Dirigido por Hugo Henrique Alves, que há três anos está à frente da produção, o grupo de fiéis mostra ao público um total de 21 cenas em um teatro ao ar livre: o Centro Teatral João Capibaribe, um espaço de 8 mil metros quadrados, abrangendo palco e arquibancada.
"O espetáculo narra os episódios que vão do batismo à ressurreição de Cristo. Todo ano procuramos inovar, inserindo novos figurinos e novas cenas. Este ano há uma passagem bem interessante, em que incluímos um número de dança do ventre", antecipa Alves, que convida os riachoantinienses a assistirem à peça amanhã, às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos na cidade ao valor de R$ 5.
Já em Boa Vista, 'O Auto da Paixão de Cristo' tem uma carreira bem mais recente: este é o quarto ano em que ele pode ser visto.
A estrutura já está sendo preparada no Ginásio de Esportes Municipal, que abre suas portas nesta sexta-feira santa, às 20h, para uma apresentação gratuita.
Segundo Flávio Soares, coordenador do Pontão de Cultura do Cariri, a iniciativa é fruto de um trabalho conjunto da Companhia Tema de São José da Mata e da Companhia Folclórica de Gurjão, cidades vizinhas.
Ainda de acordo com as informações de Flávio Soares, o elenco é formado por 50 atores amadores. São estudantes, donas de casa, professores, funcionários públicos e um policial militar reformado que receberam orientações do professor Alan Ferreira Gomes, um dos profissionais envolvidos com a Companhia Tema.
Por último, Esperança é protagonista da 'Paixão de Cristo' no Agreste, com o 13º espetáculo do gênero. O grupo escolhido, depois de um hiato de dois anos, foi o Grupo Teatral Jesus de Nazaré (GTJN), que já existe há 15 anos e em 2010 inaugurou sua sede no centro de Esperança.
O GTJN já foi produziu também peças infantis, concertos de inverno e concertos natalinos. Coordenado atualmente por André Oliveira, o grupo já fez apresentações religiosas em campos de futebol e em clubes de Esperança.
De amanhã a domingo, porém, a locação escolhida para a 'Paixão de Cristo' foi o ginásio popularmente conhecido como 'O Vovozão', que recebe o público em sessões com entrada franca, sempre às 19h.
"Depois que inauguramos nosso escritório, ficou mais fácil trabalhar no cenário e no figurino. Hoje contamos com dois palcos, cenários móveis e um jogo de luz que confere uma identidade visual e plástica mais arrojada", afirma André Oliveira.
Segundo o diretor, o texto foi importado da 'Paixão de Cristo' de Macaé (interior de São Paulo), cuja população serviu de exemplo para os mais de 100 membros voluntários que levaram, junto ao GTJN, as passagens dos textos sagrados para os dois palcos italianos.
Comentários