CULTURA
Tintin Cineclube exibe bastidores da corrida presidencial na Bolívia
Nesta quarta-feira (15), o Tintin Cineclube promove a sessão ‘Selecta’, às 19h30, no Espaço Cine Digital, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Publicado em 15/06/2011 às 9:00
Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba
Nesta quarta-feira (15), o Tintin Cineclube promove a sessão ‘Selecta’, às 19h30, no Espaço Cine Digital, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Os filmes exibidos no ‘Selecta’ têm o objetivo de promover um diálogo sobre diferentes processos da produção cinematográfica vigente. Na noite de hoje, será apresentado o documentário Cocalero (Bolívia, Argentina, 2007), de Alejandro Landes, proposto pelo engenheiro e cinéfilo paraibano Rogério Klüppel.
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural
Com um mote que recorda documentários como Entreatos (2002), de João Moreira Salles (Santiago), sobre os bastidores da corrida presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, a produção dos ‘hermanos’ vizinhos foca no primeiro presidente indígena da Bolívia, Evo Morales, que venceu por maioria absoluta as eleições de dezembro de 2005.
O longa-metragem mostra, na época, o candidato esquerdista Morales viajando pelo país, sempre diferente das vestimentas tradicionais de seu povo, com jeans e tênis no vestuário, promovendo o levante popular, fruto da tensão entre a política norte-americana antidrogas e a resistência da nação indígena boliviano, que sobrevive do cultivo de tradição milenar da folha de coca.
A narrativa também investiga o funcionamento da polêmica organização sindical que apoia o futuro presidente politicamente, através da figura central de Leonilda Zurita, líder dos chamados cocaleros.
Depois da exibição de Cocalero, haverá um debate com o público sobre a temática do filme, mediado pelo proponente Rogério Klüppel.
O ‘Selecta’ é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Paraíba (ABD-PB), o Ponto de Cultura Urbe Audiovisual e o Clube de Cinema Fora do Eixo, com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura e Conselho Nacional de Cineclubes
Comentários