icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Toni Garrido volta ao Cidade Negra; banda faz show em Intermares

Show na praia de Ponta de Campina, em Intermares, será o primeiro do Nordeste depois da volta do vocalista ao grupo.

Publicado em 19/12/2010 às 9:43

Tiago Germano, do Jornal da Paraíba

Até quem não é lá muito fã do reggae lembra do primeiro sucesso do Cidade Negra: “Eu sei que eu fui embora e agora eu quero você de volta pra mim”, cantava a voz ainda desconhecida de Toni Garrido. “Onde você mora?” foi o sucesso do álbum "Sobre Todas as Coisas" (1994) e hoje, mais de dois anos depois da ruptura do vocalista com a banda, embala a volta de Garrido ao grupo.

O show que o Cidade Negra irá apresentar no Réveillon da praia de Ponta de Campina, em Intermares, será o primeiro do Nordeste com parte da formação consagrada em mais de 20 anos de carreira: Toni Garrido (vocais), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria). Somam-se ao núcleo, dois músicos que acompanharam o trio em turnês passadas: Sérgio Yazbeck (guitarra) e Alex Meirelles (teclados).

Do estúdio em que ensaiam o retorno e preparam um CD, que já tem oito canções prontas e lançamento previsto para março de 2011, Toni Garrido e Bino Farias falaram com exclusividade à reportagem do Jornal da Paraíba. Na conversa, por telefone, comentaram a nova velha formação, a carreira e esta que será a terceira passagem deles pela Paraíba.

“Nada melhor que voltar a esta banda que é a minha casa, numa cidade que sempre nos acolheu com tanto carinho”, alegrou-se Garrido, que esteve em João Pessoa em 2005, no aniversário da cidade, e em 2007, na Estação Nordeste, um ano antes de anunciar o desligamento do Cidade Negra e ingressar em carreira solo com a banda de apoio Flecha Black.

A experiência individual rendeu o disco "Todo Meu Canto... Sai do Meu Coração" (2008) que, segundo Garrido, serviu para semear ideias para futuros trabalhos. “Eu não me expliquei ainda. Duas coisas motivam uma carreira solo: curiosidade e prazer. Como as duas coisas não se esgotaram, eu ainda quero trabalhar muito. Essa fase foi uma pilha para o que serão as próximas”, explica.

E o que motivou a volta ao Cidade Negra? “Saudades. Saudades de casa, saudades das canções, saudades dos parceiros”, afirma Toni. “Estamos num momento feliz de reencontro”, completa.

Sentimento de nostalgia que é compartilhado na mesma medida por Bino, membro fundador do Cidade Negra, que também teve glórias pessoais depois da saída de Garrido, sendo um dos indicados na categoria de melhor instrumentista brasileiro pelo Prêmio Multishow de 2008. “A saudade que ele sentia era também a que sentíamos nós, da banda”, diz Bino. “O clima em estúdio está bem leve e descontraído”, garante.

Com oito álbuns de estúdio, três ao vivo e duas compilações, o Cidade Negra surgiu em 1986 com Bino, Lazão, Ras Bernardo e Da Gama. Inspirados em Bob Marley, Tim Maia e Led Zepellin, os jovens da Baixada Fluminense criaram o conjunto Novo Tempo, que mudou o nome para Lumiar e posteriormente para Cidade Negra. Tocando com instrumentos emprestados, a banda foi de atração de festival de igreja a destaque num documentário do canal londrino BBC, sobre a cultura da Baixada. Contratados em 1990 pela Sony Music, então CBS, chegaram a gravar com Jimmy Cliff no disco de estreia.

Toni Garrido juntou-se ao grupo em 1994, vindo da Banda Bel, para substituir Ras Bernardo nos vocais, e foi então que “Onde Você Mora?”, letra de Nando Reis e Marisa Monte, emplacou nas rádios de todo Brasil.

“Tínhamos uma história gigantesca, era mais que natural que ela não acabasse da forma que aparentemente acabou, em 2008”, relembra Bino. E avisa: “A Paraíba ainda pode esperar muitas de nossas turnês”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp