CULTURA
Topete: aprenda a fazer o penteado que é sucesso nas passarelas
Penteado semimoicano é tendência de beleza da temporada. Aprenda como fazer o visual com a ‘Menina fantástica’.
Publicado em 15/03/2009 às 7:57
Do G1
Tendência de beleza vinda direto das passarelas das semanas de moda, o semimoicano é a aposta para os cabelos femininos no inverno 2009. Mas esqueça a imagem transgressora dos punks: o moicano fashion é chique e futurista.
O cabelão da vez tem as bases laterais chapadas e um topete bem marcado. De fazer inveja a Donald Trump.
“O semimoicano é moderno, leve e valoriza o rosto da mulher. Além disso, não é complicado de ser feito”, garante o cabeleireiro Marcos Proença, que no vídeo ao lado ensina o passo-a-passo do penteado com a modelo gaúcha Regina Krilow – a vencedora do concurso “Menina fantástica”.
Assista no vídeo do G1 como produzir o look.
Prova de que o “look” tem potencial para ganhar as ruas é seu sucesso em Paris, centro catalisador de modismos do planeta. Na temporada de desfiles na capital francesa esta semana, o penteado foi usado pelas top models de grifes como Yohji Yamamoto, Jean-Paul Gaultier e Elie Saab.
O Brasil não ficou de fora da invasão moicana. Modelos como Isabeli Fontana e Viviane Orth exibiram seus topetes graciosos para marcas como Iódice e Maria Garcia na São Paulo Fashion Week. “O semimoicano foi a imagem de beleza mais forte da temporada”, diz Proença.
Bonequinha de luxo
Segundo o cabeleireiro Max Weber, que preparou as madeixas das tops da Iódice na semana de moda paulistana, a referência do topete não vem da cantora Amy Winehouse. “O penteado é dos anos 60, meio Audrey Hepburn. Mas é apenas uma inspiração, porque o semimoicano não é nada datado”, explica. “Principalmente as releituras que a Grace Jones já fez desse cabelo: futurista e aerodinâmico”, completa Weber citando a artista jamaicana.
E o visual já dá seus primeiros passinhos fora das passarelas de moda. Na novela “Caminho das Índias”, a atriz Ana Furtado exibe o semimoicano em cena. Sua personagem, Gaby, é uma executiva poderosa e sofisticada.
O penteado que promete dominar as cabeças no próximo inverno também tem a vantagem de ser democrático: pode ser feito em mulheres de cabelos lisos, crespos, compridos ou curtinhos.
“Quem tem cabelo cacheado é só fazer uma escova antes. Nos cabelos curtos o foco deve ser na franja, bem volumosa”, exemplifica Marcos Proença. “O segredo é desfiar a parte de cima para que garantir um topete bem poderoso”.
Comentários