CULTURA
Traços de Jonas Lourenço dão forma a João Pessoa
Artista plástico Jonas Lourenço expõe dez quadros até o fim de janeiro na Energisa.
Publicado em 14/01/2009 às 15:47
Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
A fotografia mudou a pintura. A função de retratar o real, nas artes plásticas, foi sendo deixada para trás. Hoje, passados muitos anos das rupturas e sucessivas escolas, o real e o abstrato, a fotografia e a pintura podem ocupar as mesmas telas.
É o caso da infogravura, técnica utilizada desde Picasso, que une as fotos às pinturas. A exposição ‘Ensaio Sobre a Cidade’, do artista plástico Jonas Lourenço é toda composta a partir desta técnica. São dez quadros que estão expostos até o final do mês, no hall de Exposições Energisa.
Casarões, igrejas, pontos turísticos do Centro Histórico de João Pessoa foram os motivos escolhidos por Jonas Lourenço para sua exposição. Os quadros são uma homenagem à cidade que o acolheu. Jonas é carioca, mas cresceu na Paraíba. A arte sempre acompanhou sua trajetória desde a infância, pois, Jonas desde cedo pintava, esculpia, desenhava. Com as colagens e o uso da técnica da infogravura, Jonas une duas atividades suas: as artes plásticas e a arquitetura.
Arquiteto de formação, Jonas é autor do projeto paisagístico do Parque do Róger, antigo lixão da cidade. A exposição ‘Ensaio Sobre a Cidade’ teve como inspiração dois livros do escritor José Saramago, autor de ‘Ensaio Sobre a Cegueira e Ensaio Sobre a Lucidez’. “Não tive o objetivo de ser fotógrafo ao usar imagens produzindo a infogravura, mas apenas construir uma visão particular da realidade”, conta o artista.
Comentários