CULTURA
Tramas se repetem na tevê
Publicado em 20/11/2011 às 8:00
Os autores variam, mas a sensação de que, entre uma novela e outra, algumas histórias parecem se repetir não é rara e nem à toa: enredos, contextos e até mesmo nomes de personagens com históricos semelhantes se destacam nas tramas exibidas na TV.
A motorista de táxi, o filho injusto que sente vergonha da mãe, o bilhete de loteria que transforma a vida de muita gente e até mesmo técnicas avançadas da medicina protagonizam cenas que podem até ter desdobramentos diferentes, mas não deixam de ser parecidas.
Entretanto, isso não parece interferir no gosto do público - a exemplo de ‘Fina Estampa’, cujo ibope tem atingido os 45 pontos. “Isso acontece porque o público se identifica com os personagens e a história”, avalia Claudino Mayer, especialista em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo). Ele afirma que essa é uma estratégia das emissoras. “É um padrão estabelecido para fisgar o público, porque ele entende aquilo com facilidade.”
A Central Globo de Comunicação afirma: “Tratam-se de temas que estão presentes no imaginário do público e que já foram abordados na teledramaturgia, em filmes, peças de teatro e livros”. (Da Folhapress)
Comentários