icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Tranças da primeira leitura

Escritor paraibano Jairo Cézar, lança neste sábado (24) seu primeiro livro infantil intitulado 'Rapunzel e Outros Poemas da Infância'.

Publicado em 24/03/2012 às 6:30


Duas crianças foram vitais para que o paraibano Jairo Cézar escrevesse seu primeiro livro infantil: quando estava autografando sua primeira obra, Escritos nos Ônibus, há cerca de três anos, em uma feira literária em Sapé, uma menina se aproximou e disse que adorava ler, apesar de não ter nenhum livro em casa. O peso da culpa pairou sobre os ombros do autor.

A outra peça fundamental foi o nascimento de sua filha, Beatriz, à qual Rapunzel e Outros Poemas da Infância (Forma Editorial, 72 páginas, R$ 35,00) é dedicado.

A coletânea de poemas ilustrados (pelas mãos de Tônio) tem seu lançamento neste sábado, a partir das 17h, na Livraria Leitura do Manaíra Shopping, em João Pessoa.

“Os poemas são recortes de contos de fada”, esclarece Cézar, que coloca nas páginas de sua obra as presenças de personagens como Peter Pan, Os Três Porquinhos, Branca de Neve, A Bela e A Fera, Pinóquio e Cinderela. De acordo com o autor, seu trabalho é uma provocação para a criança, que é incentivada a descobrir as histórias por trás dos versos para depois vê-los com outros olhos em uma segunda leitura.

A metade do livro é destinada à interatividade para os pequenos leitores, com uma seção exclusivamente para colorir. Nesta parte, Jairo Cézar convidou seu pai, artista plástico João Batista Gomes de Souza, que emprestou o seu traço para a paleta de cores da criançada.

Rapunzel e Outros Poemas da Infância tem apresentação da professora e crítica literária Neide Medeiros, prefácio do professor Fábio Vieira e conta com depoimentos de "crianças grandes" como Sérgio de Castro Pinto, Águia Mendes, Rinaldo de Fernandes, Linaldo Guedes, Fábio Cardoso e Roberto Denser.

TRAÇAS E BARATAS
A obra faz parte do projeto criado pelo escritor chamado Programa de Incentivo à Leitura na Escola (Pile), implementado em algumas escolas do município de Sapé. “O MEC é o terceiro maior comprador de livros do planeta”, informa Jairo Cézar. “Mas quem tem acesso aos livros são as traças e baratas”, sentencia.
O programa, segundo o autor, visa potencializar o que existe, já que a maioria das escolas têm leitores, livros e bibliotecas.

“Temos que fazer o livro circular.”
Entre as particularidades do Pile, um sistema de compartilhamento permite que o locatário 'indique' outro aluno na entrega do livro. O convite para a leitura garantirá a rotatividade da obra entre os pequenos leitores.

Serviço

• RAPUNZEL E OUTROS POEMAS DE INFÂNCIA. Na Livraria Leitura do Manaíra Shopping (Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho, Manaíra, João Pessoa), no sábado, a partir das 17h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp