CULTURA
Três filmes estreiam nesta sexta nas telonas de JP e CG; veja trailers
Ficção "Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles"; a animação "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos" e o suspense "Assassino a Preço Fixo" são as estreias.
Publicado em 18/03/2011 às 14:00
Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba
Subitamente, uma chuva de meteoros atinge a Terra. Logo vem a descoberta: as estrelas cadentes na verdade são naves alienígenas, com metas hostis para os seres humanos. Dentre as várias batalhas que ocorrem ao redor do planeta, a cidade de Los Angeles é um dos alvos principais.
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural
Depois de perder vários homens em sua última missão, o sargento Michael Nantz (Aaron Eckhart, de Obrigado por Fumar) cancela forçadamente sua aposentadoria devido aos ataques, apesar de sua presença gerar dúvidas entre os integrantes da tropa.
Na casa dos US$ 100 milhões, a megaprodução hollywoodiana Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (EUA, 2010), que estreou com pé direito na terra do Tio Sam, entra em cartaz nas salas de cinema de João Pessoa e Campina Grande. Dirigido por Jonathan Liebesman (de O Massacre da Serra Elétrica: O Início), o filme foi inspirado em fatos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, conhecidos como Batalha de Los Angeles.
Na madrugada do dia 25 de fevereiro de 1942, aeronaves não identificadas sobrevoaram o espaço aéreo da ‘Cidade dos Anjos’. Achando que se tratavam dos japoneses, como o recente ataque a Pearl Harbor, o governo norte-americano ordenou um blecaute na cidade e o disparo de 1.500 projéteis antiaéreos em direção ao céu. Após o evento, sem nenhuma evidência inimiga, o incidente foi classificado como ‘alarme falso’.
As tropas do Invasão do Mundo lideram a marcha das bilheterias lá fora, captando US$ 36 milhões na sua estreia norte-americana no último final de semana. No pilotão do filme ainda estão Michelle Rodriguez, Michael Peña e Bridget Moynahan.
Bichos, tiros e conluio
Nos cinemas de João Pessoa entram em cartaz mais três produções. Primeiro filme de aventura europeu realizado em 3D, a animação Animais Unidos Jamais Serão Vencidos (Alemanha, 2010), de Reinhard Klooss e Holger Tappe, narra a batalha da fauna africana diante do resultado do progresso humano, na figura de uma enorme represa.
O longa é uma refilmagem da animação de 1969, Die Konferenz der Tiere, e inspirado na fábula infantil A Conferência dos Animais, do alemão Erich Kästner.
Outra refilmagem é Assassino a Preço Fixo (EUA, 2010), thriller de ação estrelado pelo careca Jason Statham, que vive um assassino de elite incumbido de matar seu melhor amigo (Donald Sutherland). Após cumprir a missão, ele começa a treinar o filho problemático da vítima (Ben Foster), que não sabe quem foi o autor da morte de seu genitor.
A produção dirigida por Simon West (Con Air - A Rota da Fuga) é baseada no filme homônimo de 1972. Protagonizado pelo ícone dos filmes de ação da terceira idade na época, Charles Bronson, o novo longa reforça a posição de Statham nos dias de hoje. Único filme ‘made in USA’ (em coprodução com os Emirados Árabes) a competir pela Palma de Ouro em Cannes do ano passado, Jogo de Poder traz a biografia da agente da CIA Valerie Plame (Naomi Watts).
No longa de Doug Liman (Identidade Bourne), o diplomata Joseph Wilson (Sean Penn) escreve um editorial para o The New York Times, no qual alega que a administração de George W. Bush manipulou informações sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, de forma a justificar a invasão. Como retaliação a sua esposa, Plame, passa a ser ameaçada pela Casa Branca de ter a identidade revelada.
Comentários