icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Tribeca anuncia programação "enxuta" por causa da crise

Programação da mostra caiu de 120 filmes para 86 este ano. Festival marca a volta de Woody Allen à Nova York após cinco anos.

Publicado em 10/03/2009 às 8:20

Do G1

O festival nova-iorquino de Tribeca anunciou na segunda-feira (9) a sua programação para 2009, que está mais enxuta por causa da recessão americana. O evento marcará a volta de Woody Allen à cidade como diretor, após um hiato de cinco anos.

O festival, um dos mais importantes dos Estados Unidos, terá 86 longas entre 22 de abril e 3 de maio. No ano passado, foram 120. O número de patrocinadores e salas também caiu.

"Com o atual clima econômico como está, tivemos de olhar bem de perto nossos gastos para o festival deste ano", disse a diretora-executiva Nancy Schafer.

O nova-iorquino Allen abrirá o festival com a estreia mundial do seu "Whatever works", estrelado por Larry David. Embora tenha ficado famoso por suas histórias passadas na cidade, o cineasta tem realizado seus últimos filmes no exterior.

O festival, que teve o ator Robert De Niro como um dos fundadores, surgiu na esperança de revitalizar o bairro de Tribeca depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Na edição deste ano, haverá documentários e filmes de ficção dos EUA, do Irã, da Irlanda, da Austrália e do Brasil.

Os documentários especialmente encontram no Tribeca uma vitrine privilegiada. "Homem equilibrista", vencedor do Oscar neste ano, passou no festival em 2008.

O premiado diretor brasileiro José Padilha ("Tropa de Elite") leva à edição deste ano o seu documentário "Garapa", sobre a fome no Brasil. O país também é retratado em "Only when I dance", produção britânica sobre bailarinos cariocas de baixa renda.

"Transcendent man", sobre o inventor Ray Kurzweil, discute a iminente fusão entre humanos e máquinas superinteligentes. "Racing dreams", de Marshall Curry, acompanha três adolescentes kartistas.

Entre os filmes de ficção, um dos destaques é "The eclipse", do dramaturgo irlandês Conos Macpherson, sobre uma viúva cuja vida se mistura à de dois escritores.

Do Irã vem "About Elly", que conta a história de uma reunião de velhos amigos de faculdade que vira uma catástrofe. Será a estreia desse filme nos Estados Unidos.

A seção dos cineastas emergentes inclui "American casino", documentário sobre a bancarrota de Wall Street à custa dos trabalhadores norte-americano, e "Burning down the house: the story of CBGB", sobre o fechamento da celebra casa noturna de Nova York.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp