CULTURA
Tributo festeja centenário
Coletânea em CD antecipa os cem anos de Lupicínio Rodrigues com regravações de Caetano, Elis, Bethânia e Gal, entre outros.
Publicado em 30/08/2014 às 6:04 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:12
Entre os 40 anos de morte de Lupicínio Rodrigues (completados dia 27 de agosto) e o centenário do cantor e compositor gaúcho, dia 16 de setembro, chega às lojas Cadeira Vazia - 100 Anos (Universal Music, R$ 25,00), tributo em que vários bambas da MPB interpretam alguns dos maiores sucessos do artista, cuja música ficaria associada ao termo dor-de-cotovelo, que ele mesmo criou.
O CD reúne 16 faixas pinçadas da discografia de um elenco que vai de Cauby Peixoto a Caetano Veloso, passando por Bethânia, Gal, Elis e Beth Carvalho. Esses e outros nomes decantam o universo de músicas que falam de traição, vingança, inveja, solidão, fossa, humilhação, culpa, ciúme e toda a sorte de sentimentos que fizeram a fama de Lupicínio entre os anos 1930 até a sua morte, na década de 1970.
Além das regravações, o CD traz um precioso texto assinado pelo músico Sérgio Crusco. Como ele anota no encarte, algumas dessas gravações foram feitas quando a carreira de Lupicínio estava no auge. É o caso de ‘Há um Deus’, feita por Dalva de Oliveira em 1957, e Moreira da Silva, que dois anos depois gravaria ‘Meu pecado’.
Ainda estão lá canções arrebatadoras como ‘Nervos de aço’ (1947), ‘Vingança’ (1951) e ‘Volta’ (1957). A primeira comparece na voz de Paulinho da Viola; a segunda é cantada por Doris Monteiro e data de 1974, enquanto ‘Volta’ é a gravação que Gal fez para Índia (1973).
Gal também emplaca ‘Um favor’, em registro de 1977, enquanto a conterrânea Bethânia aparece cantando ‘Foi assim’ (em número ao vivo) e ‘Loucura’.
Elis Regina teve duas faixas incluídas na coletânea: ‘Cadeira vazia’ e ‘Maria Rosa’. Elza Soares, Beth Carvalho e Elizeth Cardoso também integram o coro de vozes femininas, cantando, respectivamente, ‘Se acaso você chegasse’, ‘Nunca’ e ‘Castigo’.
Caetano teve a versão para ‘Felicidade’ (que ele emenda com ‘Luar do sertão’) incluída no CD, enquanto Gilberto Gil está lá com ‘Esses moços (pobres moços)’.
Por fim, mas não menos importante, Ângela Maria se une a Cauby Peixoto no arrebatador dueto de ‘Exemplo’, em registro feito em 1981.
Comentários