icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Troféu Gonzagão 2017 reúne grandes nomes da cultura em noite de homenagens

Festa aconteceu nesta quarta-feira (10), à noite, no Garden Hotel, em Campina Grande.

Publicado em 10/05/2017 às 22:00

Em uma noite imponente, em que o reconhecimento da arte musical regional foi o grande destaque, o Troféu Gonzagão 2017 premiou nomes importantes que contribuem para o engrandecimento da cultura brasileira. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (10), no Garden Hotel, em Campina Grande.

Na solenidade do “Oscar da Música Nordestina”, foram homenageados o cantor e compositor Geraldo Azevedo; o grupo de instrumentalistas, Quinteto Violado; o cantor e pianista português, Mário Mota; e o cantor padre Fábio de Melo. A homenagem in memoriam foi para o sanfoneiro Abdias dos Oito Baixos, recebida pelo seu filho, o músico Marcos Farias.

"Essa homenagem trata de uma figura que foi muito importante do Quinteto Violado. A sonoridade do Quinteto Violado se deve a leitura feita da obra de Gonzaga", afirmou Marcelo Melo, líder do quinteto.

Já o filho de Abadias, Marcos Farias, relembrou, emocionado, da importância do pai para a cultura do Nordeste. "Eu fico muito feliz, muito honrado de estar mais uma vez no Troféu Gonzagão e este ano homenageando meu pai. Ele e minha mãe, Marinês, me deram régua e compasso", disse.

Um dos que fizeram questão de prestigiar a premiação foi o músico e ator Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga nos cinemas. Para ele, é positivo ver um projeto como o Troféu Gonzagão ter destaque. "O forró está se expandido. Cantei em sete países da Europa e as pessoas ficaram encantadas com a nossa música e a dança", mencionou.

Para os organizadores do evento Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, apesar de ter um viés voltado à música nordestina, o Troféu Gonzagão tem o objetivo de ser um encontro plural de artistas, incentivando e promovendo a cultura de outras regiões.

“A cultura tem que ter pluralidade, temos que levar nossa cultura para outros países e só fazemos isso trazendo os artistas desses países”, disse Rilávia, ao falar da homenagem ao pianista de Portugal, Mário Mota.

Exibido na TV

O evento, que é uma prévia da festa junina de Campina Grande, vai ser exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. O programa irá ao ar no dia 20 de maio, após o Jornal Hoje.

Imortalidade

Em 2016, o “Troféu Gonzagão” fez um brinde à imortalidade da obra do pernambucano Zé Dantas (in memoriam) e à originalidade do baiano Carlinhos Brown. O evento reuniu ainda várias personalidades que contribuem para a cultura nordestina, como o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, diretor premiado do filme ‘Paraíba, Meu Amor’ e o empresário Pierre Landol.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp